Sociedade

Boato de maus tratos a cães no Santuário e fotos chinesas voltam a incendiar redes sociais

20 mai 2016 00:00

A mesma "notícia" já foi utilizada em 2010 e aparece recorrentemente

As fotografias e notícias que, alegadamente denunciam maus tratos a cães no Santuário de Fátima são falsas ou não têm sequer qualquer ligação com o recinto mariano.

"Não há abates e não há capturas em jaulas da parte dos vigilantes do recinto", desmente Carmo Rodeia. A porta-voz do Santuário de Fátima assegura que a "notícia" é um "boato que não corresponde à verdade e não é mais do que um 'repescar' de uma 'notícia' falsa que circula há anos". "É uma campanha recorrente contra o santuário", remata.

Os utilizadores das redes sociais estão a partilhar e a indignar-se com o suposto mau trato a cães no Santuário de Fátima e com os relatos de sofrimento e tortura a que, alegadamente, estes são submetidos. Contudo, as fotografias usadas na "notícia" terão sido tiradas na China.

Nesse país, por estes dias está, inclusivamente, a decorrer um festival gastronómico de carne de cão e por isso há muita informação, petições contra e fotografias a circular na internet sobre o evento. As imagens são chocantes.

Ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou, a "notícia" que envolve maus tratos de cães e Fátima é periódico nas redes sociais, tendo já levado o Santuário a negá-la em outras ocasiões.

Os detalhes da notícia/boato são, aliás, quase sempre os mesmos: alegadamente, alguém, não especificado, terá visto algo, e os jornalistas terão sido barrados quando pretendiam fazer uma reportagem sobre os alegados maus tratos e cães em gaiolas.

Desta vez, a "notícia" terá sido veículada, em primeira mão, pelo blog do norte do País Além Douro Digital, seguindo-se um fenómeno de imitação por vários outros espaços virtuais e nas redes sociais. O Norte Expresso Informação (nome que não corresponde a nenhum órgão de comunicação social mas a uma página de Facebook dedicada à "Informação da Região Norte")  é um deles.

Basta, aliás, fazer uma simples busca em qualquer motor de pesquisa na internet para descobrir dezenas de hiperligações onde as "notícias" sobre este assunto, sempre com os mesmos detalhes, são desmentidas.

Algumas das ligações, como esta, esta, esta ou ainda esta, são já de 2010.

As reacções dos utilizadores da rede social Facebook são, como seria de esperar e na ausência de qualquer contraditório, demolidoras contra o Santuário.
 

O texto com o boato, como o cataloga o santuário, é este.

"Maus tratos ao Animais continuem…..

No Santuário de Fátima o abate de animais é conhecido de muitos, mas ninguém ainda conseguiu parar esta crueldade.
Equipa da TVI impedida de fazer reportagem.

As ordens partem da Reitoria do Santuário, para que todos os cães que aparecem por Fátima, quer sejam adultos ou cachorros, quer tenham donos ou não, são capturados pelos seguranças e colocados numa caixa. Caixa essa que está mesmo nas traseiras do santuário, no local das oficinas. Ali ficam os cães durante algumas semanas, ao frio e à chuva de Inverno, à chapa do sol, no Verão. Sem direito a comida ou água, num espaço mínimo onde a maioria nem se consegue colocar de pé...
Existem alguns seguranças que não levam os cães capturados para este local, conseguem levar alguns para casa e adoptam-nos ou arranjam donos entre os seus vizinhos ou colegas de trabalho. Boa gente esta que sofre em ver os animais assim tratados, mas que se sente impotente com a ameaça de perderem os seus empregos.
Mas existem também dois seguranças, que violentam cruelmente os cães, com foices de podar oliveiras, dando com elas nas pernas dos cães que ficam em carne viva, a sangrar e com grandes cortes extremamente dolorosos e muitas vezes as pernas partidas. Esses cães são posteriormente levados, para esta caixa, permanecendo até que a carrinha da Câmara de Ourém tenha tempo para os vir buscar. Lá, são colocados, já muito debilitados, para abate, e são-no todos num prazo de poucos dias.
A Câmara Municipal de Ourém tem prometida (há demasiado tempo) a construção de um canil para recolher animais abandonados e o não abate de animais, mas como não existe interesse da Câmara nem pressão suficiente pela parte de quem abomina esta situação, para a construção do dito canil de protecção de animais perto de Fátima, vai adiando e esquecendo esta promessa e vai gastando a verba que já tinha disponível para esta construção em outras obras que lhes dão mais votos aquando das autárquicas.

Tivemos conhecimento, também, que existe um engenheiro que reporta directamente à reitoria do santuário, que deixa veneno (de acção ultra rápida) para matar alguns cães mais difíceis de apanhar.
Mais grave a situação se torna de algum tempo para cá, que os cães depois de serem colocados na caixa, desaparecem antes que a carrinha da Câmara os venha buscar, ou tenha conhecimento que eles lá estão. Pensamos que são abatidos por alguns trabalhadores do santuário, porque os cães ladram à noite e podem incomodar os turistas, ou podem levantar suspeitas de maus-tratos contra os animais perpetrados num local "sagrado".
Há algum tempo a TVI este no local com a intenção de fazer uma reportagem sobre esta chacina animal, mas, passados alguns minutos os seguranças obrigaram a equipa de reportagem a abandonar o local. As imagem recolhidas até esse momento nunca foram exibidas ao publico.

Pela defesa dos Animais e pela aplicabilidade e melhoria da Legislação existente!

 
Foto de Norte Expresso Informação.
Foto de Norte Expresso Informação.

"