Sociedade

Boavista e Santa Eufémia fazem xeque-mate no orçamento participativo

19 nov 2020 20:00

Dez propostas aprovadas em sete edições.

boavista-e-santa-eufemia-fazem-xeque-mate-no-orcamento-participativo
Campos de padel da Boa Vista foram construídos com verbas do OP do Município de Leiria
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

São o que, em linguagem popular, se pode chamar de 'papa-orçamentos participativos'. Em sete edições promovidas pela Câmara de Leiria, os moradores da União de Freguesias (UF) de Boa Vista e Santa Eufémia conseguiram aprovar dez propostas, que representam investimentos superiores a meio milhão de euros neste território.

Em todas as edições, houve ideias apresentadas por cidadãos ou entidades desta União de Freguesias entre as mais votadas e, em três, isso aconteceu com mais do que uma proposta. Foi o que sucedeu na presente edição, cujos resultados se ficaram a conhecer esta segunda-feira.

Um dos projectos vencedores contempla a construção de um espaço museológico na antiga EB1 de Boa Vista. O outro abrange, além desta UF, a Caranguejeira. Trata-se da proposta Descentralizar a Cultural – De cá para lá, que pretende levar “o melhor da música portuguesa” às três localidades.

A instalação de um relvado sintético, a requalificação da estrada entre Vale Garcia e Santa Eufémia, a construção de passeios em Alqueidão, de uma casa mortuária e de balneários de apoio à prática desportiva e a criação de dois campos de padel e de uma ludoteca foram alguns dos projectos conseguidos pela UF de Boa Vista e Santa Eufémia ao abrigo do Orça

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ