Sociedade

Bombeiros congestionam SIRESP com conversas desnecessárias

5 ago 2022 21:00

O SIRESP voltou a ser criticado pelos bombeiros que estiveram a combater os incêndios na região de Leiria. A Protecção Civil diz que houve má utilização dos equipamentos

bombeiros-congestionam-siresp-com-conversas-desnecessarias
No stress do combate ao incêndio bombeiros 'perdem-se', por vezes, em chamadas mais longas do que o recomendável
Ricardo Graça

“Formação não falta. Consciencialização para o uso do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal [SIRESP], sim.” Esta é a opinião de um grupo de bombeiros e pessoas ligadas à Protecção Civil, quando confrontados com as queixas de alguns comandantes, que alegaram falhas no funcionamento do sistema, durante os grandes incêndios que recentemente lavraram na região de Leiria. Para Patrícia Gaspar, secretária de Estado da Administração Interna, o que terá acontecido, “em determinados momentos”, foi “uma má utilização dos equipamentos de rádio”.

A governante, sugeriu, por isso, o reforço da formação nesta área. Segundo apurou o JORNAL DE LEIRIA, junto de bombeiros, elementos de comando e da Protecção Civil, a formação técnica para utilização do SIRESP existe há vários, mas nas horas de maior stress, nem todas as regras serão cumpridas. “O que sucede é que alguns utilizam os canais para tudo: para ouvirem as comunicações noutro teatro de operações, para perguntarem quando é que chega a equipa que os vão substituir ou para responder sobre o jantar, o que pode originar o congestionamento da linha”, exemplificaram um comandante e um bombeiro, que só aceitaram falar no anonimato.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ