Viver

Books & Movies: do piano para Isabel Ruth ao concerto com ilustração

1 nov 2021 09:34

Começa esta segunda-feira o festival Books & Movies, que tem mais de uma centena de acções e nomes como Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto, Fernando Ribeiro, João Tordo, Filho da Mãe, Tó Trips e João Botelho

books-and-movies-do-piano-para-isabel-ruth-ao-concerto-com-ilustracao
Um concerto do pianista Daniel Bernardes na homenagem a Isabel Ruth a 21 de Novembro
Books & Movies

Primeiro bailarina, depois actriz, considerada uma das maiores de sempre no cinema português, Isabel Ruth filmou em Itália com Pier Paolo Pasolini na década de 60 e será homenageada na sétima edição do Books & Movies, festival que inaugura esta segunda-feira, 1 de Novembro, um programa em Alcobaça e Benedita que oferece momentos surpreendentes, como a conversa de amigos entre o escritor José Luís Peixoto e o vocalista dos Moonspell Fernando Ribeiro, a ópera de marionetas pela Orquestra Filarmonia das Beiras, os espectáculos de dança inspirados nos livros Capitães da Areia e O Primo Basílio e o concerto ilustrado A Azenha, no Museu do Vinho, com o músico Filho da Mãe e a artista plástica Cláudia Guerreiro.

Está prevista, dia 18, no Cine-Teatro de Alcobaça João d'Oliva Monteiro, a exibição do filme Verdes Anos, de Paulo Rocha, obra fundadora do Cinema Novo português, protagonizada, precisamente, por Isabel Ruth, que é homenageada três dias depois, na Gala Books & Movies, a 21 de Novembro, com um concerto do compositor e pianista Daniel Bernardes, natural de Alcobaça.

Após o interregno, em 2020, forçado pela Covid-19, o festival regressa com mais de uma centena de actividades, ao longo de 24 dias, incluindo cinema, livros, conversas com escritores e artistas, música, teatro, dança, exposições e workshops.

João Botelho, Gonçalo M. Tavares e João Tordo têm presença anunciada no Books & Movies, que acontece de 1 a 21 de Novembro, com extensões de programação a 22, 23 e 27 de Novembro.

A inauguração oficial decorre esta segunda-feira no Museu do Vinho, depois das 16 horas, com um espectáculo de poesia e teatro, Em Cada Sala um Escritor, em que cinco estátuas vivas representam Fernando Pessoa, Virgínia Vitorino, Miguel Torga, Florbela Espanca e José Saramago.

No programa de cinema, o Books & Movies propõe O Ano da Morte de Ricardo Reis, de João Botelho, com a presença do realizador, a lanterna mágica de Abi Feijó, uma sessão dedicada ao cinema contemporâneo angolano e os mais recentes trabalhos de Tiago Siopa e Patrícia Pedrosa, cineastas de Alcobaça.

Já o Rockfest oferece um concerto de Moonspell, o concerto ilustrado com Filho da Mãe e Cláudia Guerreiro e dois cine-concertos: Rodrigo Areias e Tó Trips apresentam Surdina, enquanto Bruno Monteiro (Mr. Gallini), Kevin Pires e Ricardo Soares tocam a partir do filme O Último dos Homens, de F. W. Murnau.

Ainda na música, Paulo Praça mostra o filme-concerto Onde, a parceria com o festival Cistermúsica e a S. A. Marionetas assegura a ópera de marionetas El Retablo de Maese Pedro pela Orquestra Filarmonia das Beiras e há concerto do violinista Nuno Santos a celebrar 20 anos da biblioteca municipal.

Destaque para os espectáculos de dança Margem, baseado no livro Capitães da Areia, de Jorge Amado, e O Primo Basílio, a partir da obra de Eça de Queiroz, respectivamente, pelas companhias Nome Próprio e Dança em Diálogos.

Há ainda cinco exposições e um debate sobre arte pública, além de vários momentos Books & Cooking com chefs de cozinha e enólogos.

Durante a Gala de 21 de Novembro será atribuído o Prémio Internacional Books & Movies 2021.