Economia

Bordallo Pinheiro lança linha “Paródia”

1 set 2021 17:03

Colecção é uma homenagem ao jornal criado por Raphael Bordallo Pinheiro em 1900

bordallo-pinheiro-lanca-linha-parodia
Linha conjuga traços da vertente humorística de Bordallo Pinheiro, às peças da sua autoria
Bordallo Pinheiro

Homenageando o último jornal criado pelo mestre da cerâmica, cujo título era “A Paródia” (1900-1907), a nova colecção de loiça da Bordallo Pinheiro, das Caldas da Rainha, “agrega uma síntese contemporânea de algumas das suas mais icónicas criações – das andorinhas às couves, dos gatos aos morangos, dos tomates aos motivos florais”.

Em nota, a empresa explica que a linha é composta por peças de mesa, de servir e de decoração, e é apresentada em cinco cores (“branco, cinza gato, azul foz, coral e verde citrinos”), permitindo combinações mais versáteis.

O jornal ”A Paródia” foi o terceiro periódico humorístico de Raphael, onde satirizava a vida pública, com temas como a política da época.

Em semelhança à ideia do jornal, a nova linha de loiça apresenta uma visão caricaturista, “como se de uma paródia se tratasse”.

O objectivo é relembrar o trabalho diversificado do ceramista, adicionando traços da sua vertente humorística às peças da sua autoria.

O administrador da Bordallo Pinheiro, Nuno Barra, classifica a ideia “como uma justa homenagem a uma das muitas áreas artísticas do mestre Raphael, talvez uma das menos conhecidas das novas gerações de admiradores da sua obra multifacetada”.

A colecção encontra-se à venda na rede de lojas da Bordallo Pinheiro, incluindo a sua loja online, e as lojas da Vista Alegre.