Sociedade

Brigada do Mar promove acção de limpeza na praia do Pedrógão

14 nov 2020 18:32

Plástico recolhido será transformado em donativo para instituições sociais do concelho de Leiria.

brigada-do-mar-promove-accao-de-limpeza-na-praia-do-pedrogao
Plástico recolhido será envolvido num projecto de economia circular.
DR

A associação Brigada do Mar promove, esta segunda-feira, dia 16, data em que se assinala o Dia Nacional do Mar, uma acção de limpeza na praia do Pedrógão, concelho de Leiria. A iniciativa decorrerá a partir das 11:30 horas, tendo como ponto de encontro a rotunda Norte. 


Num comunicado, a organização explica que a acção é realizada em parceria com o projecto TransforMAR, um programa desenvolvido pelo Lidl Portugal e Electrão que promove a economia circular. 


Assim sendo, todo o plástico recolhido será transformado em donativos monetários, que revertem para instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho onde decorre a acção.

 
A Brigada do Mar é uma associação de voluntários que, desde 2009, desenvolve acções de protecção da biodiversidade e de intervenção ambiental, focadas sobretudo na descontaminação e limpeza de praias, com acções de limpeza realizadas fora das áreas concessionadas.

Sob o lema "indignação com acção", a associação já limpou em Portugal “mais de 1400 quilómetros lineares de costa”, com a retirada de “mais de 800 toneladas de lixo do areal”. 


Os números disponíveis no site da organização referem ainda que esse trabalho contou com a colaboração de cerca de “6000 voluntários, em mais de 350 dias efectivos de iniciativas de limpeza e sensibilização”.