Viver

Bruno Gaspar expõe “Diários Íntimos de Viagem" em Alcântara

14 nov 2021 16:05

Mostra é uma espécie de resumo de seis anos de viagens pelo Oriente e Europa

Jacinto Silva Duro

Clique em cima para ver o vídeo

Entre 18 de Novembro e 6 de Janeiro, na Biblioteca de Alcântara, em Lisboa, o artista plástico Bruno Gaspar terá patente a exposição “Diários Íntimos de Viagem".

Diários de viagens, pintura, fotografia e curtas-metragens constituem uma espécie de "resumo", em gravuras desenhadas pela mão do criativo natural da Batalha, dos últimos cerca de seis anos, que passou em viagem pelo Oriente e partes da Europa.  

Trata-se de um "prolongamento" da exposição, que, já este ano, esteve patente na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria.

"Chamei-lhes 'íntimos', porque, desta vez, juntei-lhe os cadernos que usei para retratar o meu percurso e estarão igualmente expostos, com as minhas reflexões", explica.

Entre as curiosidades está a possibilidade de ver os cartões, pintados pelo artista, com imagens dos mercados de rua de Macau ou das Filipinas.

"Tive dificuldade em transportá-los, pelo que tiveram de vir, com os cadernos, por via marítima em cargueiro. Os próprios materiais expostos realizaram essa viagem atlântica da Ásia para Portugal. É curioso."