Sociedade

Buscas por jovem desaparecido no mar retomadas com apoio da Força Aérea

19 set 2022 09:51

Alerta na praia do Vale Furado surgiu no domingo e esta manhã foram retomadas as buscas

buscas-por-jovem-desaparecido-no-mar-retomadas-com-apoio-da-forca-aerea

Logo que a luz do dia o permitiu, foram retomadas esta segunda-feira as buscas por um jovem de 23 anos que desapareceu no mar enquanto se encontrava a banhos, na praia do Vale Furado, uma praia não vigiada, no concelho de Alcobaça.

Segundo Zeferino Henriques, capitão do Porto da Nazaré, minutos antes das 10 horas já estavam envolvidos sete meios e duas dezenas de efectivos, por mar, terra e ar.

A Força Aérea participa nas buscas com um helicóptero, que reforça a operação em que também actuam duas lanchas (da Marinha e da Estação Salva-Vidas da Nazaré) e quatro veículos terrestres (da Marinha e do projecto Sea Watch).

Segundo informou no domingo a Autoridade Marítima Nacional, o desaparecido é um jovem de nacionalidade ucraniana.

“Na sequência de um alerta recebido pelas 16:42 horas, através do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, a informar que um jovem tinha desaparecido na praia, foram de imediato iniciadas buscas no local por parte de elementos do comando local da Polícia Marítima e da Estação Salva-Vidas da Nazaré, dos Bombeiros Voluntários de Pataias, bem como elementos da GNR e do Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM”, referiu a Autoridade Marítima Nacional, em comunicado.

“As operações de busca estão a ser coordenadas pelo Capitão do Porto e comandante local da Polícia Marítima da Nazaré. O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi activado e encontra-se a prestar apoio aos familiares da vítima”, acrescenta a nota de imprensa.