Sociedade

Cabo da GNR apresenta livro sobre lenocínio e prostituição em Leiria

9 nov 2021 10:06

Militar autor da obra estará na Biblioteca Municipal de Leiria

cabo-da-gnr-apresente-livro-sobre-lenocinio-e-prostituicao-em-leiria

João Ribeiro da Cruz, cabo da GNR, apresenta no próximo dia 19 de Novembro, pelas 18:30 horas, o livro Lenocínio Vs. Prostituição - Visão dos Magistrados e Polícias, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria.

“Numa área em que a legislação, jurisprudência e suporte documental escasseiam, surge uma obra que pretende colmatar esse vazio”, afirma João Ribeiro da Cruz, para quem, este livro é resultante de um estudo exaustivo sobre uma temática polémica, envolvente, fruto da sua abrangência nas importantes áreas de tráfico de seres humanos, exploração sexual, lenocínio, corrupção, auxílio para imigração ilegal e até violência doméstica, refere uma nota de imprensa da autarquia.

Segundo o autor, o livro "constitui um instrumento de trabalho muito útil para todos os profissionais que se dedicam ao estudo e ao combate do crime do lenocínio, assim como para todos os que se interessam por este tema".

No prefácio do livro, José Manuel Gonçalves Oliveira Fonseca, magistrado do Ministério Público, coordenador da Comarca do Porto, refere que “o crime de lenocínio está associado, quase sempre, ao tráfico de pessoas, em que os mais fracos são explorados, às vezes, quase ao nível da escravatura, por redes nacionais ou internacionais que, à sua custa, auferem elevados e ilícitos proventos".

E destaque que  “o tema do lenocínio e a sua ligação ao tráfico de pessoas retrata, pois, uma realidade cada vez mais relevante, que se impõe que seja prevenida, combatida e punida”.

O autor, João Ribeiro da Cruz, é mestre em Criminologia, exerce a sua actividade como cabo da GNR, e é formador em Tráfico de Seres Humanos, Igualdade de Género, Crianças Disfuncionais, Bullying e Ciberbullying, Higiene e Segurança no Trabalho, sendo também, Técnico de Apoio à Vítima.