Sociedade

Café Memória do Rotary Clube estreia-se na Marinha Grande

12 abr 2023 17:42

Sessão inaugural realiza-se na ACR Comeira, no sábado, dia 15, pelas 10 horas

cafe-memoria-do-rotary-clube-estreia-se-na-marinha-grande

A primeira sessão do Café Memória da Marinha Grande vai ter lugar no próximo sábado, dia 15 de Abril, na sede da ACR Comeira, a decorrer entre as 10 e as 12 horas.

Inserido no projecto INSANIUM do Rotary Clube da Marinha Grande, o Café Memória é um espaço de partilhas para cuidadores, familiares e doentes, onde poderão encontrar informações e ferramentas para a questão das demências.

A iniciativa tem como objectivos proporcionar um ambiente acolhedor, reservado e seguro, facilitar a interacção e relações de suporte positivas entre pares, oferecer apoio emocional que promova a auto-estima e auto-confiança, fornecer informação actual específica, útil e cientificamente comprovada e organizar actividades lúdicas adequadas e estimulantes.

O INSANIAM é um projecto de parcerias do Rotary Clube Marinha Grande, que pretende criar uma resposta integrada para a prevenção e tratamento não farmacológico das demências e dar apoio aos cuidadores e familiares de doentes com demência.

Melhorar a qualidade dos serviços e tratamento dos doentes com demência fundamentalmente por via da estimulação cognitiva, promover a aceitação social das pessoas com demência, desenvolver actividades de prevenção da demência junto de pessoas idosas, apoiar os familiares e cuidadores de doentes nas fases mais agudas de demência, formação e criação de competências quer da equipa técnica como também da bolsa de voluntários e das entidades parceiras são também objectivos do projecto.