Sociedade

Caldas da Rainha e Óbidos criaram três hospitais de campanha, com 260 camas no total, para apoiar estruturas regionais de saúde "se for preciso"

23 mar 2020 19:57

Pavilhão da Mata e Centro de Alto Rendimento de Badminton, nas Caldas, e o Campo Aventura, em Óbidos

caldas-da-rainha-e-obidos-criaram-tres-hospitais-de-campanha-com-260-camas-no-total-para-apoiar-estruturas-regionais-de-saude-se-for-preciso
Pavilhão de Badmington comporta 30 camas, mas capacidade total nos dois municípios é de 260 lugares
CMCR

São 260 camas que podem servir para tratar doentes infectados com Covid-19, caso seja necessário apoiar as estruturas regionais de saúde. Caldas da Rainha criou dois hospitais de campanha com capacidade para 60 cama, no Pavilhão da Mata (30 camas) e no Centro de Alto Rendimento de Badmington (30 camas), e Óbidos instalou 200 camas no Campo Aventura, no Olho Marinho.

O hospital do Pavilhão da Mata estará completamente funcional a partir de quarta-feira. Este esforço contou com a colaboração da hotelaria local que facultou cobertores, lençóis e outros artigos.

Óbidos espera que não seja preciso, mas prepara-se para o pior

"O hospital, montado pela Protecção Civil de Óbidos, Delegação de Saúde de Óbidos e Centro Hospitalar das Caldas da Rainha, tem capacidade para 200 camas e estava já previsto nos Planos das Autoridades de Saúde regionais."

O presidente da Câmara Municipal de Óbidos agradece “à administração do ‘Campo Aventura’ pela cedência do espaço”, explicando que “tudo foi feito rapidamente, com o apoio de todos, empenho da Protecção Civil, da Delegação de Saúde e do Centro Hospitalar”.

Humberto Marques espera “que não seja necessário utilizar este Hospital de campanha”, garantindo, no entanto, que, “assim que for preciso, esta estrutura está pronta para ser usada”.

Campo Aventura, de Óbidos, fonte Câmara Municipal de Óbidos

"O espaço conta com quartos e verdadeiras camas. Não é, portanto, uma montagem de camas, com estrutura em lona", explica fonte da autarquia.

Todos os recursos materiais e profissionais serão da responsabilidade do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha, refere uma nota do município.