Sociedade

Caldas da Rainha: Penedo Furado alvo de obras de consolidação

15 jun 2020 18:26

Município quer minimizar risco de derrocada do geomonumento.

caldas-da-rainha-penedo-furado-alvo-de-obras-de-consolidacao
Nesta primeira fase, os trabalhos custarão cerca de 50 mil euros.
DR

A Câmara das Caldas da Rainha vai fazer mais uma intervenção de consolidação do Penedo Furado, na Foz do Arelho.

A autarquia "está atenta" aos problemas de estabilidade do geomonumento de “relevância mundial” e com “milhões de anos”.

Ao longo dos anos têm sido feitos estudos com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) do qual têm resultado várias intervenções de salvaguarda deste que é um dos ex-libris da Foz do Arelho.

“É um importante elemento do nosso património natural mas isso não trava a implacável erosão causada pelos elementos naturais, como a chuva, o vento e a acção de organismos biológicos, como a vegetação arbustiva e plantas”, explica a autarquia, em comunicado.

Cumulativamente, o desenvolvimento dos organismos e a presença de arvoredo na proximidade origina a deposição de detritos nas cavidades existentes.

As quedas e os desprendimentos de sedimentos resultam da abertura de fracturas e da diminuição da resistência da estrutura rochosa. Estas circunstâncias permitem a entrada e circulação da água, promovendo alterações que levam à desintegração da pedra.

A progressão e a intensificação destes processos determina também que a zona do arco e a face sudeste do hasteal rochoso, se encontram numa situação muito vulnerável, elegendo-se estes locais como alvos prioritários para a implementação de medidas das do tipo já realizadas em intervenções prévias.

Com esta operação, e tal como já fez no passado, o Município quer minimizar o risco de derrocada e assegurar a sua preservação de forma mais duradoura.

Nesta primeira fase, os trabalhos custarão cerca de 50 mil euros.