Economia

Caldas da Rainha recebe Fórum Anual de Vinhos de Portugal

3 dez 2019 11:16

Iniciativa realiza-se esta quarta-feira e conta com a presença da ministra da Agricultura na sessão de encerramento

caldas-da-rainha-recebe-forum-anual-de-vinhos-de-portugal
.
Ricardo Graça
Raquel de Sousa Silva

O desempenho das exportações dos vinhos portugueses, a evolução, expectativas e condicionantes do mercado nacional e o plano sectorial de marketing e promoção para 2020 vão ser dados a conhecer no Fórum Anual Vinhos de Portugal, que se realiza amanhã a partir das 9:30 horas no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

O evento, uma iniciativa da ViniPortugal, vai contar com a presença da ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, que irá presidir à sessão de encerramento, agendada para as 16:30 horas.

Em 2018, Portugal ocupava o 9.º lugar no ranking mundial de países exportadores de vinhos, atrás da Nova Zelândia e à frente de países como África do Sul e Argentina. No ano passado Portugal exportou mais de 803 milhões de euros em vinhos, um aumento de 3% face a 2017, segundo a ViniPortugal, cujo objectivo é que as exportações dos vinhos portugueses cheguem aos mil milhões de euros em 2022.

Promovido anualmente pela ViniPortugal, o Fórum Vinhos de Portugal “pretende ser um momento de análise e de debate sobre a realidade do sector vitivinícola nacional, com o contributo de entidades reguladoras e de promoção, produtores e convidados de áreas relevantes, e o palco para a apresentação da estratégia de promoção nacional e internacional dos vinhos portugueses para o ano seguinte”.