Sociedade

Câmara avalia saúde de 31 árvores de grande porte em vários pontos de Leiria

20 out 2021 14:12

Exemplares, que apresentam sinais de risco, foram marcados com fitas e coloração amarela

camara-avalia-saude-de-31-arvores-de-grande-porte-em-varios-pontos-de-leiria
Espécimes estão a ser analisados para serem tomadas medidas
DR

A saúde e estado de conservação de 31 árvores de grande porte de vários espaços públicos da cidade e do concelho de Leiria estão a ser alvo de avaliação.

Há tílias do Jardim Luís de Camões, ciprestes junto ao edifício do tribunal, pinheiros-mansos no Largo da República, freixos junto ao Mercado de Sant’Ana, grevilleas junto do Posto Turismo, plátanos e um choupo no Marachão e um carvalho Agromuseu D. Julinha. 

Segundo uma nota emitida pelo Município de Leiria foi iniciada a "avaliação de estabilidade biomecânica de um conjunto de 31 exemplares arbóreos que apresentam alguns sinais de risco".

As árvores serão sujeitas a análise efectuada por empresa da especialidade, "sendo avaliados diversos parâmetros, nomeadamente as características estruturais da árvore e a eventual presença de defeitos".

O documento faz ainda notar que "foram seleccionados exemplares de grande porte, e consequentemente com mais anos, sendo que alguns exemplares manifestam sinais e sintomas que evidenciam defeitos que poderão comprometer a estabilidade biomecânica, daí a necessidade de aferir, com detalhe, o risco associado".

O município revela que haverá um relatório com indicação das acções preventivas ou correctivas, que serão adoptadas com o "objectivo de reduzir risco de queda e de potenciais danos que possam ser causados em pessoas e bens".