Sociedade

Câmara avança com obras na rede de água e saneamento na Bajouca, Sismaria e Carreira

26 abr 2016 00:00

SMAS dão lucro de 2,6 milhões de euros em 2015, pela primeira vez numa década, mas resultados operacionais continuam negativos.

camara-avanca-com-obras-na-rede-de-agua-e-saneamento-na-bajouca-sismaria-e-carreira-3801

As contas dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS), aprovadas na terça-feira, dia 19, apresentam, pela primeira vez numa década, resultados líquidos positivos, no valor de 2,6 milhões de euros. No entanto, este saldo é influenciado positivamente por resultados extraordinários e pelo recebimento de fundos comunitários. Resultados operacionais, correntes e financeiros mantêm-se negativos. O presidente do Município anunciou o lançamento imediato do concurso para a rede da Bajouca e também obras nas zonas da Sismaria e Carreira. 

Com declaração de voto contra, o PSD manifesta-se preocupado pelo que diz ser a falta de investimento dos SMAS – 75% do previsto em 2015 – e refere que os resultados derivam de "melhor eficiência no serviço prestado, mas também, do aumento dos custos suportados pelas famílias e empresas". Por fim, salienta as reservas do revisor oficial de contas perante uma factura da Simlis não contabilizada e equivalente a 625 mil euros.