Covid-19

Câmara da Batalha garante refeições e meios digitais aos alunos para a retoma das aulas não presenciais

29 jan 2021 11:11

"É muito importante que ninguém fique para trás", frisa o presidente da autarquia

camara-da-batalha-garante-refeicoes-e-meios-digitais-aos-alunos-para-a-retoma-das-aulas-nao-presenciais

A Câmara Municipal da Batalha começou esta semana a fornecer diariamente mais de uma centena de refeições em regime de take-away aos alunos do ensino obrigatório e beneficiários da Acção Social Escolar (ASE), através do refeitório da Escola Secundária.

A autarquia e o Agrupamento de Escolas da Batalha estão igualmente a preparar o regresso às aulas não presenciais no próximo dia 8 de Fevereiro, no sentido de assegurar equipamentos e acesso à internet por parte de todos os alunos, com prioridade para aqueles que integram os escalões A e B da ASE, a que correspondem os escalões 1 e 2 do abono de família definidos pela Segurança Social.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Batista Santos, “é muito importante que ninguém fique para trás no processo educativo e ao nível das condições alimentares”.

“Recorde-se que autarquia no primeiro confinamento já adquiriu mais de duas centenas de equipamentos, computadores portáteis, tablets e routers de acesso à internet, tantos quantos os pedidos que foram formulados pela escola”, acrescenta o autarca da Batalha.

Todos os dias, os alimentos serão distribuídos no refeitório ou entregues ao domicílio gratuitamente, integrando um almoço e um reforço alimentar para cada criança ou jovem inscrito no agrupamento de escolas, “pelo período que seja necessário”, informa a autarquia, em comunicado.

Paulo Santos esclareceu ainda que “as refeições podem chegar aos alunos que assim o desejem, independente do escalão em que estejam, desde que façam a respectiva inscrição junto do Município ou da Escola”, no caso dos alunos beneficiário da ASE.

A Câmara Municipal da Batalha exerce competências na área de educação por via da descentralização desde 2015, que integra o agrupamento de escolas da Batalha com cerca de 1870 alunos.