Sociedade

Câmara da Marinha Grande e Novo Olhar II firmam protocolo para apoiar equipas de rua

15 nov 2021 15:40

Em causa está intervenção junto de pessoas com problemas de adição

camara-da-marinha-grande-e-novo-olhar-ii-firmam-protocolo-para-apoiar-equipas-de-rua
Protocolo de parceria foi assinado esta manhã
DR

O Município da Marinha Grande formalizou hoje uma parceria com a Associação Novo Olhar II, para o apoio à dinamização do Projecto Santana - Equipas de Rua. O protocolo foi assinado no Salão Nobre dos Paços do Concelho, entre o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e a presidente da Associação, Ana Patrícia Quintanilha, na presença da vereadora da Ação Social, Ana Alves Monteiro.

Em comunicado de imprensa, a autarquia informa que em causa está um processo de candidatura a financiamento público aos projectos que constituem o Programa de Respostas Integradas do território Marinha Grande, promovido pelo Ministério da Saúde, através do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, Eixo de Intervenção da Redução de Riscos e Minimização de Danos.

Esta parceria “pretende criar as condições para a Novo Olhar II dinamizar o projecto destinado a apoiar a comunidade local, designadamente através da implementação de respostas de proximidade, em articulação com os parceiros, com estratégias informativas e de sensibilização para a redução de riscos e minimização de danos, por via de estratégias ocupacionais, informativas, de sensibilização, de educação para a saúde e cidadania”, salienta.

“Visa ainda promover a troca/distribuição de material asséptico e acesso a preservativos; realizar encaminhamento para estruturas da comunidade, nomeadamente para serviços da Administração Regional de Saúde do Centro com intervenção nos comportamentos aditivos e nas dependências”.

Assim, faz notar o município, “a Associação Novo Olhar II compromete-se a dar continuidade à intervenção na Marinha Grande, contribuindo para a diminuição dos riscos sociais e de saúde pública, assim como os danos associados aos consumos de substâncias psico-activas; dar resposta a situações sinalizadas pela Câmara Municipal da Marinha Grande no nosso âmbito desta intervenção; e prestar colaboração nas iniciativas promovidas pelo Município neste âmbito de intervenção social e de saúde”.

Já a Câmara da Marinha Grande “compromete-se a divulgar e colaborar na promoção do projecto junto da comunidade local; referenciar os cidadãos que se integrem nestas problemáticas à Novo Olhar II; sinalizar situações ou locais problemáticos na Marinha Grande; e prestar apoio à dinamização das actividades realizadas neste âmbito, mediante apreciação prévia das condições necessárias ao mesmo”.

O Protocolo de Parceria vigorará pelo período duração do financiamento do Projeto Santana Equipas de Rua, pelo Ministério da Saúde – SICAD.

O Projecto Santana Equipas de Rua da Associação Novo Olhar II existe desde novembro de 2013. Actualmente, intervém junto de cerca de 150 indivíduos com consumo de substâncias psico-activas ilícitas e ilícitas, doença mental (casos de duplo diagnóstico), degradação física e/ou psicológica associado aos consumos, situação económica precária e dependência dos serviços e sistemas de protecção social.