Sociedade

Câmara de Alcobaça prevê esterilização de 700 gatos de rua em 2022

12 jan 2022 14:59

Campanha visa a protecção e redução de colónias de animais assilvestrados ou vadios

camara-de-alcobaca-preve-esterilizacao-de-700-gatos-de-rua-em-2022
Centro de Recolha Oficial de Animais, de Alcobaça, acolhe entre 15 a 25 animais
Lily Banse@Unsplash

A Câmara de Alcobaça prorrogou com uma associação de defesa dos animais local um protocolo para a esterilização de gatos silvestres, prevendo abranger este ano cerca de 700 animais.

O acordo com o GAPA - Grupo de Amigos dos Peludinhos de Alcobaça visa a execução do Programa CED - Captura Esterilização e Devolução de colónias de gatos no concelho, para permitir a “redução do número de gatos silvestres, assilvestrados e vadios, bem como de eutanásias e mobilização de acções de voluntariado para recolha destes animais, reduzindo os custos deste tipo de acções”, informou hoje a autarquia em nota.

A prorrogação do protocolo com a associação foi aprovado, por unanimidade, em reunião do executivo realizada na segunda-feira.

O presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues PSD) considera que a medida “irá contribuir para a protecção destes animais, assim como, para o reforço da saúde pública, diminuindo a população de animais vadios e contribuindo para a sua adoção por parte das famílias do concelho”.

De acordo com a Câmara, em 2021, foram visados 340 felídeos de colónias sinalizadas em todas as freguesias, quer por munícipes, quer por juntas de freguesias.

Para o ano de 2022, “existem cerca de 700 animais já sinalizados".

O protocolo insere-se nas medidas de reforço das políticas de protecção animal desenvolvidas pelo município, que, em 2016, construiu o Centro de Recolha Oficial de Animais (CROAMA), com capacidade para acolher entre 15 e 25 animais.

A autarquia participou na constituição de uma rede de Centros de Recolha Oficiais, no âmbito da qual o actual centro irá beneficiar de melhorias e disponibiliza ainda um serviço de esterilização de animais encaminhados para adopção.

Desde 2017, a autarquia, introduziu um programa de promoção da adopção onde, gratuitamente, é efectuada a vacinação antirrábica e identificação electrónica dos animais adotados no CROAMA.