Sociedade

Câmara de Leiria desiste de travessia pedonal e ciclável sobre a A19

1 jul 2022 09:00

Autarquia alega questões de ordem técnica e custos elevados.

camara-de-leiria-desiste-de-travessia-pedonal-e-clicavel-sobre-a-a19
Autarquia não vai criar alternativa para o atravessamento pedonal da A19, junto à urbanização de Santa Clara
DR

Depois de estudadas “várias” soluções, a Câmara de Leiria desistiu de criar uma travessia pedonal e ciclável sobre a A19, junto à Urbanização de Santa Clara, na freguesia de Parceiros. Questionado sobre o assunto pelo vereador do PSD, Álvaro Madureira, o presidente da câmara justificou a decisão com questões técnicas e financeiras.

“A ponte aérea teria um vão enorme e um custo elevadíssimo. Havia ainda que ultrapassar problemas técnicos relacionados com a rampa de acesso à rotunda”, explicou Gonçalo Lopes, durante a última reunião de executivo.

Na ocasião, o presidente da autarquia alegou ainda que o acesso pedonal e ciclável entre Parceiros e Leiria ficará “melhorado” com o parque verde, em construção naquela zona, que prevê ligação ao Polis e uma travessia por baixo da A19.

No lado contrário, está previsto o melhoramento, com alargamento de passeios, da rua dos Paceiros e Manel Leal, que permite a ligação entre Parceiros e Santa Clara e a ESTG e o Leiria Shopping.

Considerando que as soluções preconizadas pela câmara são “remendos” e “paliativos”, Álvaro Madureira defende o investimento na travessia área, “seja qual for o valor” em causa, porque “a segurança das pessoas está em primeiro lugar.