Sociedade

Câmara de Leiria é a que tem maiores lucros na região Centro

15 out 2015 00:00

Em 2014, mais de metade das câmaras do distrito teve lucros, com destaque para Leiria, que foi também considerada a segunda do País com melhor eficiência financeira

camara-de-leiria-e-a-que-tem-maiores-lucros-na-regiao-centro-2253
Maria Anabela Silva

No último ano, nove das 16 câmaras do distrito fecharam as contas com resultados líquidos positivos. Foi o caso de Alcobaça, Ansião, Bombarral, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Peniche, Pombal e Porto de Mós, que terminaram 2014 com lucros entre 919 mil e 11,4 milhões.

Os dados constam do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2014, divulgado na terça-feira, que revela também que, no ano passado, Leiria foi segunda autarquia do País com melhor eficiência financeira, ranking que avalia dez indicadores (liquidez, passivo por habitante, índice de dívida total, prazos de pagamento, entre outros).

Em relação aos resultados líquidos, o valor positivo mais elevado foi registado por Leiria, que aparece como a nona câmara do País com maiores resultados económicos e a primeira a nível da região Centro.

No pólo oposto, ou seja, entre os 50 municípios com piores resultados, figuram Figueiró dos Vinhos, Óbidos, Caldas da Rainha e Batalha. Em 2013, Ansião integrava também o lote as autarquias com resultados negativos, mas a situação inverteu-se no último ano, com a câmara liderada por Rui Rocha a fechar as contas de 2014 com saldo positivo.

Leia mais na edição impressa ou faça registo e descarregue o PDF gratuitamente