Sociedade

Câmara de Leiria quer colocar startups no mercado municipal

2 mar 2017 00:00

Projecto de reconversão do mercado prevê que um dos pisos acolha a Startup Leiria.

camara-de-leiria-quer-colocar-startups-no-mercado-municipal-6018

Construção de um novo edifício para essas funções e reconversão do espaço actual, que até podia ser feita com a instalação de um museu de cera. Nos últimos anos, várias foram as ideias apresentadas pela Câmara de Leiria para resolver o problema do mercado municipal de Leiria, um edifício construído há mais de 30 anos e que, segundo reconhece a autarquia, precisa de uma intervenção de fundo. Agora, há uma nova proposta: a instalação de startups num dos pisos.

A ideia foi avançada pelo vereador Ricardo Santos, durante a última sessão de Assembleia Municipal, onde o autarca explicou que o projecto de reconversão do edifício contempla ainda a manutenção no local das actuais funções de mercado. Esta valência ficará no rés-do-chão do edifício poente, prevendo-se a criação de “um espaço coberto para pequenos produtores”.

O piso superior, que actualmente “não tem utilização”, servirá para a instalação de startups, havendo a possibilidade de utilizar o túnel que liga os dois blocos do edifício para expandir essa valência à zona nascente (onde funciona o centro associativo).

O projecto de reconversão abrangerá ainda a substituição da cobertura e intervenção ao nível das fachadas.

Os esclarecimentos do vereador surgiram em resposta à intervenção de um munícipe, José Rodrigues, que defendeu a requalificação do edifício do mercado, mantendo as valências actuais e acrescentando outras.