Sociedade

Câmara de Leiria substitui árvores da encosta do Castelo

5 jan 2023 12:00

Está previsto o corte de 25 árvores, na maioria acácias e ailantos, consideradas invasoras. Em seu lugar, serão plantados 80 freixos e salgueiros e 500 arbustos.

camara-de-leiria-substitui-arvores-da-encosta-do-castelo

Está em curso a substituição de árvores no parque da encosta do Castelo de Leiria, confinante com a Avenida 25 de Abril. A intervenção contempla o abate de 25 árvores, na “maioria” acácias e ailantos, consideradas invasoras, e a plantação de 50 freixos e 30 salgueiros.

Segundo uma nota da câmara, está também prevista a colocação de 500 arbustos de espécies autóctones, como aroeiras, marmeleiros, abrunheiros-bravos e pilriteiros.

Naquela nota, o município alega que a medida tem como objectivo “a protecção do ambiente natural” junto ao Castelo, uma área considerada de “elevada preponderância dada a sua localização em cenário citadino e o seu valor patrimonial e histórico”.

O comunicado da câmara explica que, durante os trabalhos de arqueologia decorrentes da empreitada de requalificação do parque verde, foi detectada “uma grande proliferação das espécies ali existentes, que danificam as ruínas e as construções arqueológicas da zona” e prejudicam a flora autóctone. “Será, por isso, necessário retirar este arvoredo de rápida propagação”, justifica a autarquia.

Com um prazo previsto de 300 dias, os trabalhos de requalificação paisagística da encosta do Castelo arrancaram em Setembro último e representam um investimento de 1,3 milhões de euros

A intervenção contempla a criação de pequenos percursos e de zonas de estadia e de circulação, bem como a adequação da área natural a estadia, passeio e actividade física. Está também prevista a instalação de pontos de informação por sinalética ou monitores, com o objectivo de contribuir para “uma maior consciencialização ambiental”