Sociedade

Câmara de Leiria vai pagar 340 mil euros por terreno para centro de saúde nos Lourais

3 jan 2024 12:33

Vereadores da oposição contestaram valor, considerando que o município está a pagar terreno "ao peso do ouro".

camara-de-leiria-vai-pagar-340-mil-euros-por-terreno-para-centro-de-saude-nos-lourais
Terreno será para construir novo centro de saúde da Barreira
Ricardo Graça

A Câmara de Leiria aprovou a aquisição de um terreno com 4.500 metros quadrados, destinado à construção da nova unidade de saúde da Barreira, a edificar na localidade de Lourais.

A parcela em causa irá custar ao município 340 mil euros, um valor que, segundo a deliberação do executivo, “resultou da avaliação efectuada por perito constante de lista oficial do Ministério da Justiça”.

Este argumento não convenceu os vereadores da oposição, que se abstiveram e que, pela voz de Álvaro Madureira, contestaram o preço, considerando que o terreno está a ser comprado “a peso de ouro”. O autarca frisou que se trata de solo urbano “de baixa densidade”, que irá custar 75,5 euros por metro quadrado.

Reconhecendo que o preço é “relativamente caro”, o presidente da câmara, Gonçalo Lopes, destacou a localização do terreno, “próximo da cidade” e junto à estrada principal e às zonas de maior concentração populacional da Barreira.

“Esta aquisição vai viabilizar a candidatura da obra ao PRR” acrescentou Gonçalo Lopes. Além da Barreira, estão previstos novas unidades de saúde nos Pousos e em Santa Eufémia