Saúde

Câmara de Óbidos dá “seguro” de Saúde a todos os munícipes

11 jan 2024 11:45

"Óbidos +Saúde" surge "da inoperância, quer do Governo Central, quer da ARSLVT, quer ainda do ACES Oeste Norte"

camara-de-obidos-da-seguro-de-saude-a-todos-os-municipes
Centro de Saúde de Óbidos reabre hoje, requalificado
Fotografia: CM Óbidos

Hoje, pelas 17 horas, apresentado em Óbidos um "Plano de Saúde para os munícipes recenseados", trata-se, informa a autarquia em comunicado, de um “seguro” de saúde destinado à população.

O Plano “Óbidos + Saúde” vai custar aos cofres do município cerca de 250 mil euros e será apresentado hoje, quinta-feira, dia 11 de Janeiro, feriado municipal, no auditório da Casa da Música.

A razão para que o município se tenha lançado neste desafio, explica o presidente da câmara municipal, resulta "da inoperância, quer do Governo Central, quer da ARSLVT, quer ainda do ACES Oeste Norte nos últimos anos em matéria de cuidados de saúde primária". 

Assim, adianta Filipe Daniel, a câmara municipal avançou para uma solução onde se substitui às entidades oficiais.

Segundo o autarca, “neste momento, 82,18% da população de Óbidos está sem médico de família, sendo que a única médica, dos sete necessários, se irá reformar agora em 2024”.

“A Câmara Municipal viu-se, por isso, na necessidade de avançar para a criação/contratação do plano de saúde municipal, num investimento muito significativo, mas que nos leva a fazê-lo pelo bem-estar da população, assim como devido ao estado dos cuidados de saúde depauperados como actualmente se encontram”.

O Centro de Saúde foi também requalificado e será hoje reaberto oficialmente, após num investimento de mais de 516 mil euros.

O "Óbidos +Saúde" abrange exames complementares de diagnóstico com os preços convencionados, em qualquer parte do País, por parte dos munícipes que façam a submissão a este plano, médicos cinco horas por dia, quatro dias por semana e cuidados de enfermagem 40 horas por semana.

Destina-se em exclusivo aos cidadãos nacionais inscritos na base de dados do recenseamento eleitoral no concelho de Óbidos e respectivos descendentes com idade inferior a 18 anos, sendo necessário fazer a inscrição para usufruir dos benefícios.