Sociedade

Câmara de Ourém aprova desagregação de três uniões de freguesias

6 dez 2022 09:37

Em causa estão as uniões de freguesias de Gondemaria e Olival, Rio de Couros e Casal dos Bernardos e Matas e Cercal

camara-de-ourem-aprova-desagregacao-de-tres-unioes-de-freguesias
Câmara de Ourém
Ricardo Graça/Arquivo

O Município de Ourém deliberou por unanimidade, na reunião de câmara de ontem, não se opor às propostas de desagregação das uniões de freguesias de Gondemaria e Olival, Rio de Couros e Casal dos Bernardos e Matas e Cercal.

O executivo de maioria PSD/CDS-PP deliberou também enviar estes processos para a Assembleia Municipal, que se reunirá dia 15 para deliberar extraordinariamente esta matéria.

Cília Seixo, vereadora do PS, realçou, em declaração de voto, que os diplomas de reorganização administrativa do território das freguesias demonstraram ser “um erro, como dizem os próprios relatórios que acompanham as propostas”.

A autarca referiu também que “as populações das referidas freguesias nunca concordaram com o processo de agregação” e que “as propostas de desagregação já foram aprovadas nas respectivas assembleias de freguesia”.

Para Cília Seixo, “a vontade dos fregueses deve ser respeitada e reflectida na aprovação dos órgãos locais”.

Caso avance com a desagregação destas uniões de freguesia, o concelho de Ourém ficará com apenas uma união de freguesias, que junta Freixianda, Ribeira do Fárrio e Fomigais.