Sociedade

Câmara de Peniche empresta dois apartamentos à GNR até à construção de um novo posto

1 jun 2021 11:22

Construção do novo espaço está prevista pelo Governo desde pelo menos 2018

camara-de-peniche-empresta-dois-apartamentos-a-gnr-ate-a-construcao-de-um-novo-posto
Novo Posto deverá ser na Atouguia da Baleia
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

A Câmara de Peniche resolveu ceder, de forma provisória, dois apartamentos para funcionamento do posto da GNR, por falta de condições do actual espaço.

A situação deverá manter-se até serem construídas novas instalações, segundo um acordo, a que a Agência Lusa teve acesso.

O protocolo, que deverá ainda ser aprovado em reunião de câmara e estabelecido com a Secretaria-Geral da Administração Interna e com a Guarda Nacional Republicana, refere que a decisão é justificada pelo facto de o actual posto "não reunir as condições mínimas para o seu funcionamento".

A cedência dos dois imóveis, da propriedade do município na cidade, vai vigorar até entrar em funcionamento o novo posto da GNR na Atouguia da Baleia, projecto que ainda não foi lançado a concurso público.

Com a solução, esta autarquia do distrito de Leiria pretende "garantir melhores condições para os serviços e para os utentes".

Trata-se de uma cedência sem quaisquer contrapartidas financeiras, ficando a GNR a cargo apenas com as despesas relativas ao consumo de água e electricidade, e as restantes despesas de funcionamento.

A construção do novo posto da GNR está prevista pelo Governo desde pelo menos 2018.

Em 2017, o Ministério da Administração Interna admitiu que o posto da GNR na cidade de Peniche "não apresenta as condições adequadas para o desempenho da missão de uma força de segurança".

Por isso, reconheceu a necessidade de construir novas instalações para "criar todas as condições para garantir o exercício das funções policiais com dignidade, que salvaguarde a operacionalidade das forças de segurança, e que assegure a protecção da liberdade e da segurança das pessoas e seus bens".

O edifício actual tem mais de 100 anos e está degradado, motivo pelo qual a Câmara de Peniche disponibilizou há mais de 10 anos um terreno na freguesia da Atouguia da Baleia para a construção de um novo posto.

Notícia actualizada às 15:24 horas, do dia 1 de Junho, no terceiro parágrafo - Protocolo ainda não foi aprovado em reunião da Câmara