Sociedade

Câmara de Pombal aprova orçamento de 33,5 milhões de euros

30 out 2015 00:00

Câmara de Pombal aprovou o orçamento para 2016, de 33,5 milhões de euros, menos 9,2 milhões do que o do corrente ano

camara-de-pombal-aprova-orcamento-de-335-milhoes-de-euros-2370

A autarquia manteve as apostas nas áreas da Educação e infra-estruturas, anunciou hoje a autarquia.

“Apesar das previsões macroeconómicas nacionais serem favoráveis para 2016, o orçamento da Câmara Municipal de Pombal traduz uma diminuição da receita prevista, fruto da diminuição da atribuição de fundos comunitários”, refere uma nota de imprensa daquele município do distrito de Leiria.

Segundo a mesma nota, o orçamento “prevê 32,1 milhões de euros de receita corrente e 11,5 milhões de euros de despesa corrente”, enquanto as receitas de capital estão estimadas em 1,4 milhões de euros e “na despesa de capital estão previstos pouco mais de 22 milhões de euros”, adianta.

Quanto às prioridades, o município destaca a Educação e, também, a melhoria das infraestruturas, do ambiente às vias rodoviárias, dos arranjos urbanísticos ao turismo.

No âmbito da Educação, o plano plurianual de investimentos (PPI) aponta para a concretização dos “novos centros escolares de Pombal e Vermoil, já adjudicados”, assim como o planeamento de outros, “designadamente Guia, Louriçal, Santiago de Litém e Meirinhas”.

Já no que concerne às infraestruturas na área do saneamento, a autarquia “prepara-se para registar um volume significativo de investimento, com a construção de redes de saneamento da zona poente da cidade de Pombal até à estrada de Soure” ou, “com caráter estruturante”, o emissário de Carnide–Ilha–Louriçal, já adjudicado.

“No abastecimento de água será realizado o levantamento cadastral das infraestruturas existentes”, informa o município, realçando que “a valorização urbanística assume também alguma expressão nos documentos previsionais para o próximo quadriénio”.

Neste caso, serão contempladas algumas sedes de freguesia, a segunda fase da requalificação e reestruturação do Centro Histórico da cidade de Pombal, entre outras.

Das intervenções no PPI há, igualmente, “investimentos ao nível da rede viária previstos para o conjunto das freguesias e uniões de freguesia, mas também a requalificação da estrada nacional 109 na Guia” e a rotunda do Alto Cabaço, que liga o itinerário complementar 2 ao troço desclassificado da estrada nacional 237.

Na área turística, a Câmara de Pombal, presidida por Diogo Mateus, aponta a construção do Centro de Interpretação e Museu da Serra de Sicó, acrescentando que há, também, intervenções previstas para beneficiar parques industriais.

Agência Lusa/Jornal de Leiria