Sociedade

Câmara de Pombal requalifica entrada da cidade e projecta novos acessos à zona industrial

19 mar 2021 18:39

A empreitada “inclui a reformulação de toda a rede de drenagem de águas pluviais e de abastecimento de água na zona da rotunda de acesso à zona industrial"

camara-de-pombal-requalifica-entrada-da-cidade-e-projecta-novos-acessos-a-zona-industrial

O Município de Pombal aprovou na sua última reunião a abertura de concurso público para a obra de requalificação de uma das mais importantes entradas da cidade, num investimento superior a 350 mil euros.

Numa nota de imprensa, a autarquia refere que a empreitada contempla o troço entre a rotunda de acesso à Zona Industrial da Formiga e o Largo do Cardal, pelo Viaduto Guilherme Santos, bem como a Rua Padre José Elísio Matias Mendes.

Pedro Murtinho, vice-presidente da autarquia, adianta, citado na nota de imprensa, que  “esta intervenção revela-se uma necessidade absoluta, face ao estado de degradação que esta porta da cidade apresenta”.

Segundo o autarca que tutela o pelouro da Gestão de Obras Públicas, a empreitada “inclui a reformulação de toda a rede de drenagem de águas pluviais e de abastecimento de água na zona da rotunda de acesso à zona industrial” e a “fresagem e repavimentação, substituição das juntas de dilatação da ponte sobre o Rio Arunca, assim como nova sinalização horizontal e vertical”.

Quanto à Rua Padre José Elísio Matias Mendes, “que se encontra altamente desqualificada” a intervenção prevê “não só repavimentação, mas também novas redes de abastecimento de água e de águas pluviais e novos passeios”, refere Pedro Murtinho.

A empreitada agora lançada a concurso e com um prazo de execução previsto de 90 dias, insere-se numa estratégia municipal de requalificação de acessibilidades, que prevê ainda a construção de novos acessos e beneficiação de todos os arruamentos da Zona Industrial da Formiga, cujo projecto está em fase de conclusão.

Numa articulação entre o Município e a Infraestruturas de Portugal, estão previstos a construção de uma rotunda no IC2/EN1, na zona de Flandes, que permitirá um novo acesso à Rua 31 de Agosto e à localidade da Charneca e um acesso directo do IC2/EN1 à Zona Industrial da Formiga no sentido norte-sul (próximo do edifício-sede do Clube Motard), assim como a construção de uma rotunda no Aduguete, que melhorará a acessibilidade à zona industrial e à passagem superior à linha ferroviária do norte e a passagem pedonal inferior ao IC2/EN1 de acesso à Rua do Seixo, próximo do Estádio Municipal.

Segundo o Município estas intervenções pretendem dar mais segurança rodoviária e pedonal, bem como a criação de vias alternativas para o trânsito pesado, evitando a sua passagem pelo viaduto Guilherme Santos, que passará a ter uma característica mais urbana.