Sociedade

Câmara de Porto de Mós decreta três dias de luto por morte de Artur Trindade (Actualizada)

23 jan 2017 00:00

Bandeira do município a meia haste, em sinal de luto pelo falecimento do antigo presidente da Câmara.

camara-de-porto-de-mos-decreta-tres-dias-de-luto-por-morte-de-artur-trindade-actualizada-5795

A Câmara de Porto de Mós acaba de decretar três dias de luto municipal pela morte de Artur Trindade, antigo presidente da autarquia que faleceu esta tarde.

Numa nota de imprensa, o município expressa o “sentido pesar” pela morte do ex-autarca e informa que, em sinal de luto, a bandeira do município estará a meia haste amanhã, quarta e quinta-feiras.

Aquele comunicado informa ainda que o corpo de Artur Trindade se encontra em câmara ardente na capela velório de Mira de Aire, sendo que a cerimónia fúnebre terá lugar amanhã, terça-feira, pelas 16h00, na igreja matriz da vila.

Artur Trindade liderou o município de Porto de Mós entre 1978 e 1985. Pouco tempo depois, assumiu o cargo de secretário-geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses, função que desempenho durante cerca de 30 anos.

Em Outubro do ano passado, já com o seu estado de saúde bastante fragilizado, Artur Trindade foi alvo de uma homenagem pública em Porto de Mós.

Meses antes, o antigo autarca havia recebido o primeiro Prémio Poder Local, instituído este ano pelos Autarcas Sociais Democratas, a propósito dos 40 anos do Poder Local que se assinalam em 2016. Na ocasião, a distinção foi justificada pelo papel de Artur Trindade na “defesa do municipalismo” e pela forma “fervorosa como defendeu os atentados à autonomia do poder local”.

Além de funções na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro e na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o social-democrata assumiu ainda funções no mundo empresarial. Foi membro do conselho de administração da Estradas de Portugal e teve também, mais recentemente, actividade como consultor da EDP, entre outras actividades.