Sociedade

Câmaras da região reforçam orçamentos para o próximo ano

7 dez 2023 09:38

Porto de Mós e Ourém têm os valores mais altos de sempre, com Leiria a aproximar-se também do valor recorde. Grande parte das verbas são destinadas aos sectores da Educação, Habitação e Urbanismo.

camaras-da-regiao-reforcam-orcamentos-para-o-proximo-ano
Município de Alvaiázere duplicou o seu orçamento
Ricardo Graça/Arquivo

A maioria dos municípios da região vão aumentar os seus orçamentos para o próximo ano, à ‘boleia’ dos fundos comunitários (PRR e Portugal 2030), dos acordos de descentralização de competências e dos contratos no âmbito da estratégia local de habitação. No caso de Ourém e de Porto de Mós os montantes para o próximo ano serão os mais elevados de sempre, com Leiria a aproximar-se também do valor recorde. Pombal é a excepção, com uma redução de 1,1 milhão de euros.

Em termos percentuais, Alvaiázere regista o maior aumento, com o orçamento municipal para 2024 a duplicar face ao do corrente ano, passando de 10,3 milhões de euros (ME) para 20,4 ME. Segundo o presidente da autarquia, esta subida reflecte o “início da execução de muitas das obras submetidas a sufrágio”, fruto de candidaturas a fundos comunitários. A requalificação urbana na vila de Alvaiázere, com a criação de um loteamento a preços acessíveis para jovens, e o início do complexo biofluvial da ribeira de Alge são alguns dos investimentos previstos.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ