Missão Ucrânia

Camião SOS Ucrânia de Leiria a 918 quilómetros do destino

5 mar 2022 09:09

Caravana de Leiria também inclui cinco viaturas que vão trazer famílias ucranianas

camiao-sos-ucrania-de-leiria-a-918-quilometros-do-destino
Camião transporta cerca de 20 toneladas de artigos de higiene, roupa, bens alimentares, artigos de saúde e acessórios
Ricardo Graça

Cada vez mais perto. O camião de Leiria carregado com ajuda humanitária prossegue esta manhã em direcção à fronteira da Ucrânia com a Hungria, com bens doados por particulares e empresas que serão distribuídos para apoio aos refugiados através de uma associação ucraniana.

Está a 918 quilómetros do ponto de entrega mas vai fazer um descanso de 24 horas, obrigatório, na Eslovénia. 

Depois de sair na quinta-feira do Estádio Municipal Magalhães Pessoa, o camião da campanha SOS Ucrânia - Somos Todos Ucrânia organizada pelo Município de Leiria e pela comunidade ucraniana do concelho deverá chegar ao destino, a cidade de Tiszabecs, na Hungria, encostada à fronteira com a Ucrânia, no domingo à noite ou na manhã de segunda-feira.

Transporta cerca de 20 toneladas que incluem 32 caixas de artigos de higiene, 394 de roupa térmica, 138 de bens alimentares, 47 de artigos de saúde e 17 de acessórios. 

A caravana SOS Ucrânia inclui ainda duas carrinhas que partiram de Leiria na sexta-feira que estão agora em Nice, França, uma delas da responsabilidade da Movicortes. E, ainda, outros três veículos, também saído do Estádio Municipal na sexta-feira, a circular presentemente na zona de Montpellier, França.

Estes cinco veículos também levam bens e no regresso vão garantir a viagem de famílias ucranianas, totalizando mais de 20 pessoas, desde o cenário de guerra para um lugar seguro em Leiria.