Saúde

Caminhada da Unidade de Reabilitação Cardíaca assinala Dia Mundial do Coração

25 set 2025 11:00

O encontro está marcado para as 9 horas, na zona do anfiteatro do Jardim das Almoinhas

caminhada-da-unidade-de-reabilitacao-cardiaca-assinala-dia-mundial-do-coracao
A caminhada do ano passado reuniu cerca de 130 pessoas
DR

A Unidade de Reabilitação Cardíaca da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria vai assinalar, este domingo, o Dia Mundial do Coração, que se comemora no dia 29, segunda-feira, com uma caminhada pelo percurso polis, que desafia doentes cardíacos, familiares e cidadãos a participarem como forma de sensibilizar para a importância do exercício físico.

O encontro está marcado para as 9 horas, na zona do anfiteatro do Jardim das Almoinhas, em Leiria, junto ao antigo edifício da Caixa de Crédito Agrícola. 

A caminhada percorre o percurso polis até à zona da cascata, regressando o grupo ao ponto de partida.

As doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal e no mundo. O exercício físico tem um papel importante na prevenção do enfarte do miocárdio, mas também na reabilitação após um problema cardíaco.

À semelhança do ano passado, a caminhada da Unidade de Reabilitação Cardíaca de Leiria integra o projecto nacional Rehab for life - Passo a passo por um coração saudável, dinamizado pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC). A iniciativa contou com a participação de cerca de 130 pessoas, número que Alexandre Antunes, coordenador da Unidade de Reabilitação Cardíaca do CHL, acreditada pela Sociedade Europeia de Cardiologia, espera voltar a alcançar.

A caminhada é organizada pela APIC desde 2023, com o apoio do Grupo de Estudo da Reabilitação Cardíaca (GEFERC) e da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC).

Participam hospitais públicos que integram a via verde coronária e que dispõem de programas activos de reabilitação cardíaca, nomeadamente as unidades locais de saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro, Braga, Santo António, Região de Leiria, Alentejo Central, Coimbra, São José e Almada-Seixal.