Sociedade

Campanha 54'': Inês Fouto contra a agressão e contra o receio de denunciar os agressores

31 out 2020 19:52

Durante todos os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas

Clique em cima na imagem para ver o vídeo

A actriz Inês Fouto assina o vídeo de hoje da campanha de prevenção da violência contra as mulheres e violência doméstica, promovida pela União de Freguesias de Marrazes e Barosa, no concelho de Leiria.

Em 54 segundos, a convidada alerta para a violência e o medo de denunciar os agressores

A campanha de sensibilização, a que o JORNAL DE LEIRIA também se aliou, dá pelo nome de 54' e parte das conclusões de um estudo que revela que "54 minutos" é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia.

Este e outros dados podem ser lidos As mulheres em Portugal, hoje, publicação editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Durante todos os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas.

Inês Fouto nasceu em 1979, formou-se  como atriz na ESTC -Escola Superior de Teatro e Cinema em 2007.
 
É encenadora, dramaturga, formadora, criadora e atriz de vários projetos que desenvolveu e desenvolve com jovens, associações, municípios e projetos individuais.  Colabora como dinamizadora dos Atelier do Fórum do centro ocupacional do CEERDL desde 2014, tendo já desenvolvido vários projetos com os clientes quer na área do teatro, cinema e animação de rua.
 
Em 2014, criou a Cenas Teatro e Companhia desenvolvendo aí aulas de Oficinas de Teatro para crianças, jovens e adultos, espetáculos de teatro, e cria também a Mala de Cenas como objeto lúdico pedagógico para contar histórias e estimular a aprendizagem literária, levando a Mala de Cenas a bibliotecas, jardins de infância e escolas.
 
É contadora de histórias e utiliza-se do teatro como ferramenta fundamental entre a educação e a arte.
 
Trabalhou com o Teatro da Rainha e Teatro o Bando. No cinema, trabalhou com Joaquim Leitão em 4.ª Divisão  e com o cineasta João Viana, nos filmes A Piscina, Acordeon e Alfama.
 
Participou em vários anúncios e  séries televisivas.

“O 54' tem como objectivos principais promover a minimização e eliminação de comportamentos violentos e de representações e estereótipos subjacentes à violência contra as mulheres e promover mudanças de atitudes e comportamentos com vista à valorização do respeito e igualdade”, explica Catarina Dias, secretária da Junta de Marrazes e responsável pelo projecto, que tem o apoio do Município de Leiria.

A campanha é o resultado de um desafio lançado a 54 pessoas, colectivos e instituições do campo artístico, maioritariamente, da área de abrangência da Rede Cultura 2027, da intervenção social e outros de destaque e relevo na comunidade.