Sociedade
Campanha 54'': Mar, lido por Patrícia Martins
Durante todos os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas
Clique em cima na imagem para ver o vídeo
O vídeo de hoje da campanha de prevenção da violência contra as mulheres e violência doméstica, promovida pela União de Freguesias de Marrazes e Barosa, no concelho de Leiria, é assinado pela animadora cultural Patrícia Martins.
Em 54 segundos, a convidada dá voz ao poema Mar, de Afonso Cruz.
A campanha de sensibilização, a que o JORNAL DE LEIRIA também se aliou, dá pelo nome de 54' e parte das conclusões de um estudo que revela que "54 minutos" é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia.
Este e outros dados podem ser lidos As mulheres em Portugal, hoje, publicação editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Durante todos os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas.
Gosta de histórias, de memórias, de afectos e de pessoas...
Tem uma ampla experiência nos campos da literatura para a infância e no trabalho com as literacias da leitura e das artes e encontra nos livros e nas expressões artísticas motores para o desenvolvimento de projetos que ligam pessoas na escola e na comunidade.
Tem integrado diversos projectos culturais, às vezes professora e formadora, é desde 2009 Técnica Superior de Animação Cultural no Agrupamento de Escolas de Marrazes, onde desenvolve projectos de mediação cultural em contexto escolar e comunitário e promove locais de encontro entre escola e comunidade por intermédio das artes e dos afectos.
“O 54' tem como objectivos principais promover a minimização e eliminação de comportamentos violentos e de representações e estereótipos subjacentes à violência contra as mulheres e promover mudanças de atitudes e comportamentos com vista à valorização do respeito e igualdade”, explica Catarina Dias, secretária da Junta de Marrazes e responsável pelo projecto, que tem o apoio do Município de Leiria.
A campanha é o resultado de um desafio lançado a 54 pessoas, colectivos e instituições do campo artístico, maioritariamente, da área de abrangência da Rede Cultura 2027, da intervenção social e outros de destaque e relevo na comunidade.