Viver

Candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027 aprova investimento e apresenta vídeo

21 nov 2021 10:54

Surma é a protagonista do vídeo da candidatura da Rede Cultura 2027, liderada por Leiria. Em 2022, está previsto um investimento de 389 mil euros

O conselho geral da Rede Cultura 2027, órgão máximo da entidade em que se reúnem 26 municípios na candidatura encabeçada por Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027, aprovou o plano de actividades para 2022 e o conceito de Praça como ideia central das dinâmicas a trabalhar no próximo ano.

Está previsto um investimento de 389.026 euros na capacitação cultural de todo o território da Rede Cultura 2027, onde vivem 800 mil pessoas.

O valor do investimento a realizar em 2022 resulta da chave de distribuição orçamental aprovada também pelo conselho geral na reunião de quinta-feira, 18 de Novembro, com o objectivo de preservar a diversidade de escala de cada um dos 26 municípios que constituem a Rede Cultura 2027, e, ao mesmo tempo, garantir a paridade e equidade entre todos.

Através da fórmula jurídico-institucional de acordo de entidades adjudicantes, foi decidida uma comparticipação financeira anual de 50 cêntimos de euro por habitante, por município, o que significa uma escala de financiamento que varia de 1.323,50 euros até 81.177 euros, consoante a demografia de cada concelho.

Leiria, enquanto cidade porta estandarte da candidatura, tem uma majoração de 25% face aos restantes municípios.

Segundo a Rede Cultura 2027, o plano de actividades “será dado a conhecer muito brevemente”.

Na quinta-feira, foi também apresentado o filme da candidatura, em que a artista de Leiria Débora Umbelino (Surma) é compositora e protagonista.

A água, a pedra, o mar, o pinhal, o castelo e a serra são alguns dos elementos em destaque no vídeo.

O dia de quinta-feira começou com o depósito do livro de candidatura (bid book) de Leiria e com a apresentação do lema da candidatura: “Curar o comum”.

A fase de avaliação do bid book (entregue na estação de correios do Leiria Plaza com destino ao Ministério da Cultura, para chegar à Comissão Europeia) deverá prolongar-se até ao fim do primeiro trimestre de 2022 e prevê análise do dossiê, visita ao território e defesa pública.