Desporto

Carapaus do Lis: há trinta anos a valorizar a amizade, os petiscos e sobretudo a União de Leiria

6 mai 2021 09:54

O grupo (des)organizado de adeptos está confiante que esta época ficará marcada pela subida à 2.ª Liga

carapaus-do-lis-ha-trinta-anos-a-valorizar-a-amizade-os-petiscos-e-sobretudo-a-uniao-de-leiria
A nova bandeira dos Carapaus do Lis

Quando a União de Leiria chegou à porta do estádio para defrontar o Vitória de Setúbal, tinha uma centena de adeptos à espera.

Houve tochas, cânticos e muitas palmas para motivar os futebolistas que jogam com o símbolo do castelo ao peito, entoada maioritariamente por rapaziada nova, mas entre eles estavam também alguns quarentões e cinquentões que não deixam a paixão pelo clube da terra esfumar-se.

São os elementos dos Carapaus do Lis, claque formada fez esta quarta-feira três décadas. A história é boa. Foi no dia 5 de Maio de 1991 que uma rapaziada de Leiria resolveu invadir Coimbra. Aquele fim-de-semana, naquela cidade, tinha tudo para correr bem, porque à Queima das Fitas juntava-se um desafio entre os vizinhos Académica e União.

Houve copos e música há noite. Depois, descansaram numa pensão. Na manhã seguinte, levaram os lençóis. Como na semana anterior a Briosa tinha sido goleada, passaram no centro comercial, compraram tintas e resolveram escrever nos panos “obrigado Freamunde”. 

Foto: Ricardo Graça

Foi o prelúdio de uma grande rivalidade, mas também o princípio dos Carapaus do Lis. O nome é surpreendente, mas o motivo que levou à escolha esfumou-se com o passar dos anos. “Não somos uma claque. Somos um grupo (des)organizado da velha guarda que sente uma enorme paixão pelo clube”, comenta Luís Gonçalves.

Mais importante, contudo, é aproveitar estas ocasiões para fazer amigos, porque o tempo da agressividade com os adversários ficou nos anos 90 do século passado. O tempo da porrada também já lá vai, até porque tentam, hoje, ser bons exemplos.

“Por muito que nos custe, hoje funcionamos mais com a razão do que com a emoção. Muitos de nós leva os filhos para os jogos. Queremos passar a paixão pela União de Leiria, mas que tenha implícita uma carg

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ