Sociedade

Cardiologista Manuel Antunes apresenta livro em Leiria

9 mar 2024 10:08

O médico, natural da Memória, é o convidado da sessão do Leiria Convida, a realizar este sábado, às 18 horas, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira.

cardiologista-manuel-antunes-apresenta-livro-em-leiria
Manuel Antunes jubilou-se em 2018 quando atingiu os 70 anos
Ricardo Graça

O cardiologista Manuel Antunes participa, este sábado, em mais uma sessão do Leiria Convida, onde falará do seu livro Uma vida com o coração nas mãos. O encontro decorrerá na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, a partir das 18 horas.

Natural da Memória, Manuel Antunes especializou-se e doutorou-se em cirurgia cardiotorácica na África do Sul, onde foi diretor de serviço durante 13 anos e meio. Em 1988, fixou-se em Coimbra, para responder ao desafio de chefiar o Serviço de Cirurgia Cardiotorácica dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Foi também professor universitário de medicina na Universidade de Coimbra.

Defensor condenado do Serviço Nacional de Saúde, no qual desenvolveu a sua carreira, Manuel Antunes, um dos mais notáveis ​​cirurgiões portugueses, operou cerca de 35 mil corações e fez 350 transplantes cardíacos. Em julho de 2018, aposentou-se e jubilou-se por ter atingido o limite de idade (70 anos) para funções públicas.

Uma Vida com o Coração nas Mãos é um livro sobre o médico, o cidadão, a pessoa, "cuja vida tem sido marcada pela frontalidade, pela dedicação e pela paixão consagrada ao serviço dos outros, uma paixão e dedicação que continua agora no setor privado, sempre ao serviço dos outros", realça a nota de imprensa sobre a sessão deste sábado.

O livro conta com o prefácio do antigo ministro da Saúde Maria de Belém Roseira e com o posfácio do cientista Carlos Fiolhais, que se refere à obra como "um documento imperativo não apenas para conhecer o seu notável percurso pessoal e profissional, mas também para conhecermos melhor a história do nosso país na segunda metade do século XX e nas primeiras décadas do actual".