Saúde

Carla lutou quatro anos contra um linfoma. A fé e um dador salvaram-na

5 out 2021 12:10

Em 2020, realizam-se 507 transplantes de medula em Portugal. Carla Vitorino foi um das beneficiadas.

carla-lutou-quatro-anos-contra-um-linfoma-a-fe-e-um-dador-salvaram-na
Carla Vitorino fez o transplante em Fevereiro de 2020, depois de ter passado por quatro linhas de tratamento
Maria Anabela Silva
Maria Anabela Silva

Ainda hoje, Carla Vitorino tem bem presente o turbilhão de emoções que viveu na noite de 13 para 14 de Fevereiro de 2020. Depois de quatro anos a lutar contra um linfoma, o tão aguardado transplante de medula óssea ia acontecer - e aconteceu -, no dia seguinte.

“Senti-me a nascer de novo”, recorda Carla, num testemunho emocionado, onde as lágrimas de alegria se misturam com gargalhadas de gratidão pela oportunidade que a vida lhe deu de “renascer”, amparada na sua fé e no apoio incondicional da família.

A propósito do Dia Mundial do Dador de Medula Óssea, que se assinalou recentemente, Carla Vitorino, natural de Porto de Mós e mãe de três filhas, recorda-nos a sua longa e desgastante caminhada na luta contra o linfoma, uma doença que lhe foi diagnosticada em 2016.

Foram quatros anos de luta e de angústia, que crescia à medida que os sucessivos tratamentos se iam revelando incapazes de travar o cancro.

Após 8 meses de quimioterapia, passou para a linha de tratamento, que “implicou internamento durante uma semana, ligada 24 horas por dia a uma máquina”. Mas o cancro não cedia e continuava a evoluir.

Seguiu-se a imunoterapia, que também não resultou. “À terceira falha, o

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ