Viver

Carlos Alberto Silva vence Prémio Literário Afonso Lopes Vieira

27 dez 2019 17:11

Nesta primeira edição, dedicada a literatura infantil, o júri atribuiu a vitória a Desenho Impaciente, de Carlos Alberto Silva.

carlos-alberto-silva-vence-premio-literario-afonso-lopes-vieira

O Prémio Literário Afonso Lopes Vieira já tem vencedor: Carlos Alberto Silva. A obra do professor bibliotecário foi a escolhida do júri, na primeira edição do renovado prémio, no valor de cinco mil euros, anunciou hoje a vereador Anabela Graça.

Após um interregno de vários anos, o prémio que homenageia o autor Afonso Lopes Vieira (1878 - 1946), natural de Leiria, voltou a ser atribuído pelo Município, num formato renovado.

Nesta primeira edição, dedicada a literatura infantil, o júri atribuiu a vitória a Desenho Impaciente, de Carlos Alberto Silva. Segundo o júri do prémio, citado pela autarquia, a obra vencedora constitui "uma intriga aliciante e imaginativa".

A atribuição é justificada pela "qualidade de expressão literária" demonstrada pelo autor, professor bibliotecário com 12 obras publicadas.

No total foram candidatados 38 trabalhos ao Prémio Literário Afonso Lopes Vieira, dos quais cinco foram excluídos.

Foram ainda atribuídas menções honrosas a As coisas que não são, de Diana Campos e Ana Sofia Neves, e A casa da felicidade, de Sandra Cruz. O prémio tem periodicidade bienal, estando já definido que a próxima edição será dedicada a poesia e, a seguinte, à modalidade de novela e conto.