Sociedade

Carlos Cabecinhas reconduzido como reitor do Santuário de Fátima

27 abr 2023 11:00

Natural da freguesia da Bajouca, concelho de Leiria, sacerdote está no cargo desde 2011

carlos-cabecinhas-reconduzido-como-reitor-do-santuario-de-fatima
Decreto de recondução do padre Carlos Cabecinhas deverá ser publicado em breve
Ricardo Graça/Arquivo
Maria Anabela Silva

Carlos Cabecinhas foi reconduzido no cargo de reitor do Santuário de Fátima. Com data de 25 de Março, o decreto de recondução, assinado pelo bispo de Leiria-Fáitma, foi tornado público esta quinta-feira, já depois de o JORNAL DE LEIRIA ter avançado com a notícia. 

"O padre Carlos Cabecinhas exercerá as suas funções segundo a Lei da Igreja e em comunhão com o Bispo diocesano, com os direitos e deveres próprios do seu cargo, de acordo com os Estatutos e o Regulamento em vigor", pode ler-se no decreto de nomeação, subscrito por D. José Ornelas.

Carlos Cabecinhas foi nomeado, a primeira vez, em Abril de 2011, para um mandato de cinco anos, que acabou por ser prolongado por mais um ano, com a renovação a acontecer em Dezembro de 2017, ano do Centenário das Aparições e da visita do Papa Francisco à Cova da Iria.

“Efetivamente, os estatutos [do Santuário de Fátima] dizem que o mandato é de cinco anos. No entanto, o reitor, decorrido esse tempo, continuará sempre em funções até nova nomeação/recondução”, esclarece o gabinete episcopal. Também o segundo mandato acabou por ser extendido por mais algum tempo. Devia ter terminado no final de 2022, mas só agora será renovado.

De acordo com aqueles estatutos, o reitor é nomeado pelo bispo de Leiria-Fátima, com o “nada obsta” da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa e depois de consultado o Conselho Nacional do Santuário de Fátima. A proposta de recondução de Carlos Cabecinhas terá sido apresentada por D. José Ornelas na última reunião magna dos bispos portugueses, que decorreu na última semana, em Fátima.

Natural da freguesia da Bajouca, no concelho de Leiria, onde nasceu em 1970, Carlos Cabecinhas foi ordenado no Santuário de Fátima, em 1995. Desde então foi responsável pela formação no Seminário de Leiria e assumiu cargos no Seminário Maior, em Coimbra, até que, em 2011, foi nomeado reitor do maior recinto mariano do mundo, substituindo Virgílio Antunes, então designado bispo de Coimbra. No currículo, Carlos Cabecinhas conta com uma especialização em Liturgia, feita em Roma.

[Notícia actualizada às 15:30 horas de 28/04/2023, com a informação da publicação do decreto de nomeção]