Viver

Carolina Deslandes e Amor Electro são cabeças de cartaz nas Festas de Ansião

12 ago 2022 14:00

Novidade este ano é o primeiro Convívio da Comunidade Emigrante, na Mata Municipal de Ansião, que será animado por tocadores de concertinas

carolina-deslandes-e-amor-electro-sao-cabecas-de-cartaz-nas-festas-de-ansiao
Carolina Deslandes vai actuar em Ansião em Agosto
DR

De volta ao formato tradicional, depois da pandemia, as Festas do Concelho 2022 – Expo Ansião Coração de Sicó realizam-se de 11 a 14 de Agosto.

No programa agora anunciado pelo município de Ansião, destacam-se os concertos de Carolina Deslandes e Amor Electro, nas noites de 12 e 13 de Agosto, respectivamente.

Como cenário principal, a mostra de actividades económicas e a presença das juntas de freguesia e das associações do concelho de Ansião.

Na programação encontram-se os habituais momentos culturais e desportivos e ainda a Expo Ansião Coração de Sicó, espaço de mostra e promoção do empreendedorismo e das tradições do concelho.

Na tarde de 13 de Agosto, acontece o Cortejo Alegórico do Povo, este ano a comemorar 60 anos, com a participação de associações e colectividades do concelho, que voltarão a apresentar as tradições e os costumes das terras e das gentes de Ansião.

A sessão solene de abertura das festas está agendada para 12 de Agosto, às 18 horas, nos Paços do Concelho, seguindo-se a abertura oficial da Expo Ansião Coração de Sicó, que contará com cerca de 80 stands demonstrativos das actividades económicas de produtores e artesãos da região das Terras de Sicó, do movimento associativo, das juntas de freguesia e de outras instituições do concelho.

O programa foi concebido para todas as idades, contemplando espaços de diversão para crianças, como o Espaço Aventura, na Mata Municipal, e o Festival Os Meus Mergulhos, na Piscina Municipal, na tarde do dia 13; para jovens, com uma jam session, também na Mata Municipal, no dia 12, e com animação dos DJ Carolina Torres e Rui Tomé no palco principal do recinto, para fechar as noites de sexta e de sábado”, refere a nota de divulgação.

“As tradições estarão também em destaque no Mercado Municipal, na manhã de sábado, com a secular Feira dos Poceiros, que contará com animação musical e, à semelhança do ano transacto, com uma mostra de cestaria e, na tarde de domingo, com o momento “Folclore e Tradição”, trazendo ao palco vários grupos etnográficos locais e nacionais”, lê-se no documento partilhado pelo município.

Ao palco subirão também a banda SóRitmo, para convidar à dança na primeira noite dos festejos; as bandas filarmónicas do concelho, a Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília e a Sociedade Filarmónica Avelarense, na noite de sábado; e, para encerrar a programação com a prata da casa, na noite de domingo, a Orquestra Ligeira de Ansião e o grupo Chef Duro & Seus Adversários. O Centro Cultural abrirá também as suas portas para quem queira visitar a exposição patente na sala de exposições e para aplaudir o Teatro Olimpo, que voltará a apresentar-nos Sou apenas um actor de televisão”, informa.

No desporto, a Quinta das Lagoas vai acolher passeios a cavalo e provas de saltos; o Pavilhão Desportivo de Ansião recebe a final do Torneio de Verão de Futsal, do Clube de Caçadores de Ansião; o Parque Verde do Nabão acolhe o II Torneio de Ténis de Praia, da Academia de Ténis de Avelar; e, por todo o concelho, realiza-se o 4º Passeio Motard do Concelho de Ansião, organizado conjuntamente pelo Grupo Motard de Pousaflores e pelo Grupo Motard Sicótesos.

Programa Festas de Ansião 2022
Programa Festas Ansião 2022