Viver

Casa da Cidade Criativa da Música é uma das novidades da Cultura em Leiria em 2020

7 fev 2020 12:05

Município apresentou eventos e linhas orientadoras da Cultura para 2020

casa-da-cidade-criativa-da-musica-e-uma-das-novidades-da-cultura-em-leiria-em-2020
Apresentação decorreu sexta-feira, 7, no Teatro Miguel Franco
Jornal de Leiria

A Casa da Cidade Criativa da Música é uma das novidades de 2020, em Leiria, no sector da Cultura, que também traz um congresso internacional da Rede Cultura 2027.

O músico e compositor britânico Scott Matthews vai passar pelo Teatro José Lúcio da Silva, tal como Adriana Calcanhoto e os Tindersticks.

A apresentação das linhas orientadoras e actividades do sector da Cultura em Leiria para 2020, pelo Município, decorreu esta sexta-feira, 7 de Fevereiro, no Teatro Miguel Franco, com acções relacionadas com a música, a dança, o teatro, o património e outras disciplinas da arte contemporânea.

Na sessão, a vereadora Anabela Graça anunciou o início da construção do Plano Estratégico da Cultura para o Município de Leiria, que vai produzir os primeiros resultados em 2020.

De acordo com a autarca, o Município vai reforçar o apoio ao associativismo cultural, em 2020.

A Casa da Cidade Criativa da Música abre no próximo mês de Março, na sequência da eleição para a rede Unesco, conhecida no ano passado.

Em Outubro, está marcado o primeiro congresso internacional da Rede Cultura 2027.

Para assinalar os 250 anos do nascimento de Beethoven, a Orquestra Metropolitana de Lisboa actua em Novembro no Teatro José Lúcio da Silva.

Autópsia, com direcção e coreografia de Olga Roriz, é outro dos espectáculos agendados para a mesma sala e vai realizar-se em Março.

Os 150 anos do nascimento de Korrodi serão celebrados com uma exposição, já inaugurada, e conferências.

No património, os domingos abertos à comunidade serão uma iniciativa transversal a todos os museus do concelho, ao longo do ano.

A Festa dos Museus, os 25 anos do festival de teatro Acaso, os festivais Música em Leiria, A Porta e Extramuralhas, as recriações históricas Leiria Medieval e Leiria Há 100 Anos, o Leiria Film Fest, o Metadança e os concertos da Feira de Leiria são outros momentos altos da programação cultural em Leiria no ano de 2020.

Notícia corrigida às 18:16 (8 Fevereiro 2020): substitui Scott Matthew por Scott Matthews. O Teatro José Lúcio da Silva informou este sábado que o compositor britânico Scott Matthews vai actuar em 2020 em Leiria. Inicialmente, durante a apresentação do calendário de eventos para 2020, que decorreu ontem, sexta-feira, tinha sido anunciado um concerto de Scott Matthew, australiano que colabora regularmente com Rodrigo Leão.