Economia

Casas construídas por impressão 3D. O futuro chegou à região

10 mar 2024 14:00

O fabrico de casas através de impressoras 3D é uma das áreas que tem desafiado o Politécnico de Leiria e várias empresas da região. São vários os diferentes projectos de I&D que prometem mudar a construção

casas-construidas-por-impressao-3d-o-futuro-chegou-a-regiao
Mendesinov, de Vermoil, é uma das empresas apostadas na construção por impressão
DR
Daniela Franco Sousa

O Politécnico de Leiria, em articulação com empresas da região e outros centros de saber, tem marcado pontos no que diz respeito à investigação e ao desenvolvimento de materiais e processos inovadores, que prometem transformar o paradigma da construção.

Mas não só. Estudos que visam transformar resíduos de origem florestal e agrícola em isolamento térmico, pesquisas que trabalham na melhoraria da qualidade do ar dentro dos edifícios ou que promovem a segurança anti-sismos do parque imobiliário português têm feito parte dos projectos mais recentes do IPLeiria.

Casas erguidas por fabrico aditivo
O projecto 3D Fiber.Concrete, concluído no ano passado, envolveu o IPLeiria, o Instituto Superior Técnico e o Instituto Politécnico de Coimbra, bem como as empresas Mendesinov (Vermoil, Pombal) e Agix (Pousos, Leiria). Promoveu a investigação tecnológica e o desenvolvimento experimental de sistemas

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ