Viver

Castanheira de Pera quer barrete como património imaterial

13 fev 2022 12:01

Município está a iniciar processo e vai avançar com criação de museu.

castanheira-de-pera-quer-barrete-como-patrimonio-imaterial
A única fábrica de barretes tradicionais ainda em laboração no País situa-se em Castanheira de Pera.
DR
Maria Anabela Silva

Preto, encarnado e verde. São estas as cores do tradicional barrete que apenas se fabrica em Castanheira de Pera e numa única empresa.

Entre a produção de peúgas e de artigos têxtil tradicionais, a oficina de José Augusto Tavares (Jotav) mantém em laboração um tear circular, já centenário, onde é preparada a lã para a execução dos barretes.

Mas, nos últimos dois anos, o equipamento esteve praticamente parado por falta de encomendas. A 'culpa' é, em grande parte, da pandemia, que travou a actividade de ranchos folclóricos e de grupos de forcados, os principais clientes dos barretes.

Ora, é precisamente para assegurar que a tradição se preserva que a Câmara de Castanheira de Pera quer que o fabrico do barrete de lã, ligado à história recente do concelho, seja incluído no inventário nacional de património imaterial.

A par desta classificação, cujo processo está agora a ser iniciado e que “demorará tempo”, a autarquia pretende criar o Museu do Barrete, a instalar numa antiga fábrica localizada na aldeia de Sarnadas.

António Henriques, presidente do município, explica que o objectivo passa por recuperar o edifício, que é propriedade da autarquia e que precisa de “intervenção urgente”.

Por outro lado, pretende-se aproveitar a maquinaria existente no local, também património municipal, para criar um espaço que “preserve a memória” do passado recente do concelho e, desta forma, ter mais “um produto turístico para oferecer aos visitantes”.

José Augusto Tavares, proprietário da Jotav, vê com bons olhos a iniciativa do município. “Será uma forma de contar a história de uma tradição que tende a acabar”, diz o empresário, contando que, nos dois últimos anos, “não se venderam barretes”, porque “praticamente não houve eventos e a actividade dos ranchos folclóricos e dos forcados esteve parada”.

Longe vão os tempos em que havia em Castanheira de Pera fábricas que se dedicavam exclusivamente à produção de barretes, além de outras empresas que também faziam essa confecção “como complemento aos tecidos”.

O próprio José Tavares, antes de se ligar à Jotav, teve sociedade numa unidade têxtil que apenas fazia barretes e que empregava “uma dúzia” de pessoas.

“H&aa

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ