Sociedade

Castelo de Leiria recebeu 139 mil visitantes desde que reabriu, há um ano

23 mai 2022 17:47

Cerca de 20% dos visitantes do monumento são estrangeiros.

castelo-de-leiria-recebeu-139-mil-visitantes-desde-que-reabriu-ha-um-ano
Castelo reabriu há um ano, após obras de requalificação
Ricardo Graça

No primeiro ano de portas abertas, após obras de reabilitação, o Castelo de Leiria registou quase 139 mil visitas.

Os dados, divulgados pela câmara para assinalar o primeiro ano de funcionamento do monumento depois do encerramento de dois anos para obras, indicam que o grosso dos visitantes são portugueses.

Do total de 138.938 entradas, 112.733 envolveram turistas nacionais, avança o Município. Por seu lado, os estrangeiros representaram 20% das visitas (27.160 pessoas).

Entre Maio e Dezembro de 2021, o Castelo recebeu quase 109 mil visitantes. Já este ano, foram registadas, até ao dia 21 de Maio, 30 mil entradas.

Em comunicado, a Câmara de Leiria considera "bastante positivo" o número de visitantes neste primeiro ano . "Estes valores mostram uma tendência de subida em relação aos números registados antes da empreitada de requalificação do espaço, já que foi a primeira vez, desde 2009, que se ultrapassou as 30 mil visitas nos primeiros cinco meses do ano", pode ler-se numa nota de imprensa do município.

O número de visitas reflecte-se nas receitas de bilheteiras para acesso ao Castelo e da loja do monumento, que, no último ano, totalizaram 119.707 euros.

Entre 2019 e 2021, o Castelo de Leiria foi objecto de um intervenção de grande dimensão, que teve como objetivos "a valorização do património", o aumento da atratividade turística do monumento e a melhoria da acessibilidade e conforto do monumento.

A intervenção contemplou também a cobertura da Igreja de Nossa Senhora da Pena, a reabilitação da Casa do Guarda e a construção de dois acessos mecânicos ao Castelo.