Sociedade

CDRsp vai fazer busto de António Costa

21 abr 2016 00:00

Primeiro-ministro inaugurou infra-estrutura científica do IP Leiria

cdrsp-vai-fazer-busto-de-antonio-costa-3839

"Tem a certeza que me quer reproduzir?" Foi assim que António Costa respondeu ao desafio para ser 'radiografado', permitindo a concepção de um busto em 3D, que será posteriormente enviado para o primeiro-ministro.

O primeiro-ministro inaugurou hoje o Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRsp), na zona industrial da Marinha Grande, enaltecendo que o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) é uma "instituição de referência".

"O IPLeiria é desde há vários anos uma instituição do ensino superior exemplar, quer na sua inserção na região quer na sua articulação com o tecido empresarial da região", adiantou António Costa.

Segundo o governante, o desenvolvimento do País depende do "conhecimento" e da capacidade para transferi-lo "para alimentar a inovação".

"Hoje, o nosso desenvolvimento depende do conhecimento e da capacidade que tivermos de transferir esse conhecimento de forma a alimentar a inovação e a inovação a alimentar novos produtos, novos serviços, novos processos, que acrescentem valor ao que produzimos", salientou, acrescentando que o que permitirá ganhar produtividade e ser competitivo é a capacidade que o País tiver em gerar conhecimento e de "transformar esse conhecimento em valor", "algo que o IPLeiria tem contribuído de modo decisivo ao longo das décadas".

António Costa afirmou que o IPLeiria "tem permitido contribuir muito para que hoje a Marinha Grande, e toda a região de Leiria, seja uma das zonas industriais que está na linha da frente do desenvolvimento, da internacionalização e na capacidade exportadora do país".

Nuno Mangas, presidente do IPLeiria, explicou que o CDRsp "é uma infra-estrutura científica e tecnológica, tendo tido a sua génese em 2007 no departamento de Engenharia Mecânica da nossa Escola Superior de Tecnologia e Gestão".

"Mais tarde, tendo em consideração que grande parte da sua actividade de investigação e inovação estava intimamente ligada às empresas da nossa região, em particular à indústria dos moldes e plásticos, foi nosso entendimento localizar este Centro de Investigação junto dos seus principais parceiros, as empresas", acrescentou.

Nuno Mangas revelou que o edifício inaugurado esta quinta-feira "representa um investimento global de 3,2 milhões de euros e foi co-financiado pelo Programa Operacional do Centro – MaisCentro". 

"Esta infra-estrutura, além do que representa, no âmbito do sistema científico nacional, evidencia também uma postura muito particular do Politécnico de Leiria e materializa, clara e inequivocamente, aquela que é a nossa opção estratégica: colocar o conhecimento ao serviço da indústria e do desenvolvimento socioeconómico deste território", adiantou ainda Nuno Mangas.

Segundo presidente do IPLeiria, o CDRsp "actua na área das tecnologias emergentes, dos materiais avançados, da produção sustentável e da produção de tecnologias verdes".

"Desenvolve projectos nacionais e internacionais, totalizando mais de 100 projectos desde a sua criação, a maior parte deles com empresas, representando um investimento global de mais de 44 milhões de euros em investigação e inovação. Registou 16 patentes, e os seus investigadores fizeram mais de 200 publicações, na sua quase totalidade internacionais, tendo igualmente editado diversos livros. O seu corpo integra mais de 60 investigadores, incluindo oito estudantes de doutoramento e 15 de mestrado."