Sociedade

Celebrações da Páscoa no Santuário de Fátima com transmissão ‘online’

21 mar 2021 11:53

Transmissão online pretende “mitigar” a impossibilidade de os peregrinos se deslocarem a Fátima devido à proibição de circulação entre concelhos, de 26 de Março a 5 de Abril.

celebracoes-da-pascoa-no-santuario-de-fatima-com-transmissao-online
No ano passado, devido à pandemia o Santuário de Fátima realizou as celebrações da Semana Santa sem peregrinos
Ricardo Graça

Todas as celebrações da Semana Santa e Páscoa no Santuário de Fátima vão ser transmitidas ‘online’, devido à impossibilidade de muitos peregrinos se deslocarem à Cova da Iria devido à proibição da circulação entre concelhos, que vigorará de 26 de Março e 5 de Abril.

Numa informação disponibilizada no seu sítio na internet, o Santuário explica que a inicitiva visia “mitigar a impossibilidade que muitos peregrinos viverão de se deslocar a Fátima”, devido às restrições impostas decorrentes da pandemia. 


“Apesar de todas as celebrações serem abertas à participação de todos os fiéis, em particular os residentes no concelho de Ourém, a Cova da Iria liga-se ao mundo inteiro para permitir que todos os que queiram possam estar unidos a Fátima naquele que é o tempo mais importante e simbólico da vivência cristã”, refere aquela nota.


As celebrações transmitidas ‘online’, a partir da Basílica da Santíssima Trindade, vão ter interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Isto acontecerá com as seguintes celebrações: missa das 11 horas de Domingo de Ramos; a missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa às 18 horas; a Paixão, na Sexta-feira Santa, às 15 horas; a Vigília Pascal, no Sábado Santo, às 22horas; e a missa de Páscoa, no domingo às 11 horas.


O Santuário sublinha que “os ritos previstos em todas estas celebrações serão adaptados ao momento sanitário que o País atravessa e, por isso, na missa de Domingo de Ramos [dia 28 de Março], cada peregrino deverá trazer o seu próprio ramo para a bênção, não havendo a habitual distribuição no Santuário”.
Já na “missa da Ceia do Senhor omitir-se-á o gesto do lava-pés substituindo-o por um gesto evocativo, e, na Sexta-feira Santa a adoração da Cruz também será feita de forma diferente da habitual”, esclarece o templo.


“Ao contrário do que é costume no Santuário”, a missa de Páscoa decorrerá na Basílica da Santíssima Trindade, local onde se manterá a maioria das celebrações do programa de Verão, que entra em vigor no dia dia 5 de Abril, informa a instituição, acrescentando que todas as celebrações terão transmissão em direto em www.fatima.pt, Youtube e Facebook.


No ano passado, devido à pandemia o Santuário de Fátima, pela primeira vez na sua história, realizou as celebrações da Semana Santa sem peregrinos, à porta fechada, sendo estas transmitidas pelos meios de comunicação social e meios digitais.