Sociedade

Celebrações do 13 de Maio em Fátima limitadas a 7.500 peregrinos

5 mai 2021 11:07

Acolhimento no Santuário de Fátima será idêntico ao da peregrinação de Outubro.

celebracoes-do-13-de-maio-em-fatima-limitadas-a-7500-peregrinos
Tal como em Outubro, os lugares ocupar pelos peregrinos estão assinalados no recinto por círculos
Ricardo Graça

A Peregrinação Internacional Aniversária de Maio, que se celebra nos próximos dias 12 e 13, em Fátima, voltará a ser celebrada com peregrinos no recinto de oração, mas com o número de participantes limitado a 7.500, um pouco mais do que em Outubro último, quando a lotação máxima foi fixada em 6.000 pessoas.

A informação acaba de ser divulgada pelo Santuário de Fátima, onde a instituição explica que o plano foi traçado “em articulação com as autoridades de saúde”.

“Como sempre fez, o Santuário garantirá uma vez mais o acolhimento dos peregrinos, em total segurança, prosseguindo a aplicação das regras em vigor neste contexto de pandemia em todas as celebrações  como o uso obrigatório de máscara, o distanciamento físico e a higienização das mãos”, pode ler-se na nota de imprensa.

As entradas no recinto far-se-ão por oito portas, “devidamente assinaladas”, nos lados norte e sul do Santuário.

Nessas entradas, estarão “acolhedores”, com dispensadores de álcool gel e que indicarão os lugares para onde deverão seguir os peregrinos. A estes, é pedido que se mantenham no mesmo sítio durante as celebrações.

Dentro do recinto, estarão também pessoas com a função de “acompanhar os peregrinos”.

Segundo aquele comunicado, no total estarão envolvidas 80 acolhedores, entre funcionários do Santuário e voluntários, incluindo alunos do Colégio de São Miguel.

Tal como já tinha acontecido na peregrinação de Outubro, os lugares a ocupar pelos participantes nas celebrações estão assinalados no recinto por círculos, sendo que, em cada um, poderão ficar apenas peregrinos que pertençam ao mesmo agregado familiar

Durante as celebrações e “para evitar movimentação dos peregrinos no recinto que comprometam a manutenção do distanciamento físico”, as zonas da Capelinha das Aparições e do queimador das velas estarão vedadas.

Na Capelinha apenas poderão estar os intervenientes em cada uma das celebrações. “A comunhão será igualmente distribuída no lugar, sendo o ministro a deslocar-se até cada um dos peregrinos”, acrescenta aquela nota de imprensa do santuário.

“Santuário considera que a saúde está acima de tudo e, por isso, este Maio ainda não poderá acolher todos quantos gostariam de estar presentes na Peregrinação Internacional Aniversária”, reforça a instituição.

Tendo como tema “Louvai o Senhor, que levanta os Fracos”, a peregrinação de Maio será presidida pelo cardeal D. José Tolentino Mendonça.