Economia

Central solar híbrida entre Ansião e Penela produz 31,4 GWh de electricidade renovável

22 mar 2024 11:00

Uma nova central fotovoltaica construída junto ao parque eólico de Monte de Vez, na fronteira entre os concelhos de Ansião e Penela, duplicou a produção de energia renovável no local.

central-solar-hibrida-entre-ansiao-e-penela-produz-314-gwh-de-electricidade-renovavel
Foram instalados 36 mil painéis solares
DR
Redacção/Agência Lusa

Uma nova central fotovoltaica construída junto ao parque eólico de Monte de Vez, na fronteira entre os concelhos de Ansião e Penela, duplicou a produção de energia renovável no local. O anúncio foi feito pelo grupo EDP.

Hugo Costa, responsável da EDP Renováveis, afirmou à Lusa, numa visita de jornalistas à infra-estrutura, que o novo empreendimento “é fundamental para a transição energética” na região e em Portugal.

A nova solução passa pela “hibridização de activos existente com a conjugação de tecnologias como a eólica, a solar e a hídrica, permitindo “mais facilidade de adicionar capacidade renovável”, disse.

A central solar de Monte de Vez, com 21 Mwp de capacidade, tem uma produção anual estimada de 31,4 GWh, a partir de 36 mil painéis bifaciais, instalados junto aos 13 aerogeradores do parque eólico.

“Juntando as duas tecnologias, este complexo passa a poder produzir 79 GWh de energia renovável por ano, o que seria suficiente para fornecer 23 mil famílias da região”, salientou.

A funcionar desde 2008, o parque eólico de São João, tem 22,8 MW de capacidade, indicou Hugo Costa, realçando, no caso de projectos híbridos como este, a vantagem de “aproveitar as sinergientre o eólico e o fotovoltaico”.

O complexo evita a emissão de 40 mil toneladas de dióxido de carbono por ano. “A central fotovoltaica instalada junto a parque eólico em operação quase duplica a produção renovável naquele local e acelera a transição energética da região Centro do país”, segundo informação disponibilizada pela EDP Renováveis.

Este é o segundo híbrido em operação em Portugal, após um criado na Guarda, cuja capacidade de produção é suficiente para abastecer 11 mil lares