Sociedade

Centro de apoio aos migrantes de Leiria fez mais de 800 atendimentos no primeiro ano

14 mai 2022 17:37

Quase 60% das pessoas atendidas são mulheres, na sua maioria de nacionalidade ucraniana e brasileira.

centro-de-apoio-aos-migrantes-de-leiria-fez-mais-de-800-atendimentos-no-primeiro-ano
Inaugurado há um ano, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes funciona no edifício da Câmara de Leiria
CML

No primeiro ano de funcionamento, o CLAIM – Centro de Apoio Local à Integração de Migrantes de Leiria fez 810 atendimentos, na sua maioria, a utentes femininos vindos do Brasil e da Ucrânia.

Inaugurado a 13 de Maio do ano passado, o CLAIM atendeu 719 pessoas. Destas, quase 60 do sexo feminino (421) e, maioritariamente, de nacionalidade brasileira e ucraniana, avança a Câmara de Leiria numa nota de imprensa.

De acordo com os dados da autarquia, as principais áreas de intervenção estão relacionadas com questões de legalização (358), articulação com outras entidades (316) e apoio social (136).

O CLAIM é coordenado pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e tem como objectivo apoiar o processo de acolhimento e de integração da população migrante, "promovendo simultaneamente a inter-culturalidade a nível local".

"Numa aposta contínua na área social, o Município encontra-se a elaborar o Plano Municipal para a Integração de Migrantes, financiado pelo ACM", acrescenta aquela nota de imprensa.

Segundo o município, aquele plano permitirá "adequar as respostas às necessidades reais da comunidade, com promoção do intercâmbio cultural através de acções para e com as comunidades que vivem em Leiria".